33.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

Assinatura eletrônica do Gov.br cresce 90% no primeiro semestre de 2025

Serviço foi utilizado 95 milhões de vezes entre janeiro e junho; ferramenta permite validar documentos com segurança e validade jurídica

A assinatura eletrônica do Gov.br registrou um aumento expressivo de 90% no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. Segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o serviço foi utilizado 95 milhões de vezes entre janeiro e junho deste ano.

Desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a solução permite que cidadãos assinem documentos digitalmente com validade jurídica equivalente à de documentos físicos. Classificada como uma assinatura digital “avançada”, a ferramenta oferece alto nível de segurança e confiabilidade.

Para utilizar o serviço, é necessário ter uma conta Gov.br nos níveis Prata ou Ouro. O nível Prata pode ser obtido com reconhecimento facial vinculado à CNH ou por validação em um dos 16 bancos credenciados. Já o nível Ouro exige reconhecimento facial com dados da Justiça Eleitoral, uso do QR Code da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.

O processo de assinatura é simples: o usuário acessa a plataforma Gov.br, faz login, envia o arquivo (nos formatos .DOC, .DOCX, .ODT, .JPG, .PNG ou .PDF), seleciona onde deseja aplicar a assinatura e, por fim, baixa o documento assinado digitalmente.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hospital Regional realiza primeira cirurgia por videolaparoscopia em Mato Grosso do Sul

Procedimento marca avanço tecnológico e melhora na recuperação dos pacientes da rede pública estadual

OAB-MS move ação civil pública e cobra responsabilidade de empresas sobre golpe do “falso advogado”

Secretário-geral e corregedor da OAB-MS, Luiz René Gonçalves do Amaral destacou que MS já registrou mais de 1,200 denúncias do golpe e defendeu a criação de mecanismos rápidos para derrubar perfis falsos e proteger a população.

CEM passa a realizar vasectomias em Três Lagoas a partir de novembro

Procedimento será ofertado via regulação do SUS e integra ações do Novembro Azul para ampliar o cuidado com a saúde do homem. Em alusão ao...