28.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 17 de agosto, 2026

Inscrições abertas: Senai é parceiro na qualificação mulheres no projeto “Elas Constroem”

O Senai, Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul), CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e Semu (Secretaria Executiva da Mulher) são parceiros no projeto “Elas Constroem”, que integra o programa Construindo Talentos e busca qualificar mulheres para atuar na construção civil. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de julho através do link https://forms.office.com/r/ECMSNSn3Se.

A ação visa combater a carência de mão de obra qualificada no setor, promovendo a capacitação técnica de mulheres para atuação na construção civil, com foco em empregabilidade e autonomia financeira.

As aulas do primeiro módulo começam em agosto, com três cursos:

  • Pintor(a) de Obras Imobiliárias (160h)
  • Assentador(a) de Revestimento Cerâmico (160h)
  • Operador(a) de BobCat + NR18 (40h)

As turmas, com vagas limitadas (15 a 25 alunas), terão aulas teóricas online e práticas na Escola da Construção do SENAI, utilizando a metodologia “Aprendendo a Construir”.

De acordo com o gerente de gestão e negócios da Faculdade Senai da Construção, Plínio Gratão, a qualificação contribui tanto para fortalecer o setor quanto para melhorar a condição de vida das participantes. “O projeto tem como objetivo trabalhar com a inclusão das mulheres nos canteiros de obras. A construção civil é um dos setores que mais contrata, com grande destaque na atuação das profissionais”, destacou.

“O ‘Elas Constroem’ é um marco para a construção civil sul-mato-grossense. Além de suprir a demanda por profissionais qualificados, o projeto reforça nosso compromisso com a diversidade e a geração de renda para mulheres. Acreditamos que essa iniciativa vai transformar vidas e elevar a qualidade do setor”, afirma Kleber Recalde, presidente do Sinduscon/MS.

O projeto “Elas Constroem” traz como destaques uma rede de apoio completa para garantir a participação efetiva das mulheres, especialmente aquelas que são mães. Essa rede inclui acolhimento para os filhos das alunas durante o período das aulas, apoio psicológico, ações voltadas para saúde e bem-estar (como cuidados com a autoestima e beleza), além da oferta de alimentação.

Outro pilar fundamental é a parceria estratégica com a Semu (Secretaria Executiva da Mulher), que atuará na captação de alunas, facilitando o acesso ao público-alvo – mulheres em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho. A experiência e capilaridade da Semu junto aos bairros serão essenciais para o sucesso da iniciativa.

“É algo inovador, desafiador e necessário. Sabemos que, principalmente no ramo da construção civil, há uma grande demanda por profissionais qualificados. E por que não as mulheres? São tão capacitadas quanto os homens e, em algumas atividades, como o assentamento de azulejos, se destacam pela atenção aos detalhes e pelo cuidado com o acabamento”, declara Angélica Fontanari, secretária-executiva da Mulher (Semu).

Fontanari destacou ainda o perfil minucioso e observador das mulheres como um diferencial no setor: “Vamos incentivar e capacitar mulheres para que também ocupem esse espaço. As expectativas com o início das aulas são as melhores. A partir da divulgação, já sentimos uma repercussão muito positiva, e acreditamos que será um sucesso. ”

Por fim, o projeto prevê um evento de empregabilidade, no qual o Sinduscon/MS promoverá um encontro entre as participantes e empresas associadas ao sindicato, criando oportunidades reais de contratação e inserção no mercado de trabalho. Essas ações combinadas visam não apenas qualificar, mas também integrar as mulheres de forma efetiva no setor da construção civil.

As inscrições vão até o dia 25 de julho através do link https://forms.office.com/r/ECMSNSn3Se

Fonte: FIEMS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Casa usada como “guarda-roupa” do tráfico é descoberta e três acabam presos pela Força Tática

Abordagem levou à apreensão de maconha e cocaína e à localização de uma Nissan Frontier com registro de furto no estado de São Paulo

Ciclista haitiano morre após ser atingido por carreta na BR 158

José Dhaiti, 68 anos estava de bicicleta pelo acostamento quando foi atingido pelo veículo de carga e polícia investiga possível ultrapassagem

CUIDADO: celular comprado no boleto pode ser bloqueado se você atrasar a parcela

Uma modalidade de financiamento de celulares vem ganhando espaço no Brasil e acendendo o alerta de órgãos de defesa do consumidor. A facilidade de...
error: Conteúdo Protegido