37.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de setembro, 2025

Atingidos por golpe do INSS buscam ressarcimento em agências dos Correios

Descontos indevidos atingiram beneficiários em todo o País; Correios fazem atendimento gratuito e sem necessidade de ação judicial

Cerca de 30 mil sul-mato-grossenses, entre aposentados e pensionistas, já procuraram as agências dos Correios em busca de ressarcimento após sofrerem descontos indevidos em seus benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O número corresponde a 1,48% do total de mais de dois milhões de atendimentos realizados no Brasil desde a última sexta-feira (11), quando teve início o processo de adesão ao acordo de devolução.

A informação foi confirmada pela coordenação de comunicação dos Correios, que destacou o alto volume de procura nas agências em menos de uma semana. Os beneficiários atingidos pelo golpe são, em sua maioria, pessoas que já haviam feito contestações sobre os descontos, mas não obtiveram retorno por parte das entidades responsáveis.

Atendimento facilitado
O acordo de ressarcimento foi proposto pelo Governo Federal e permite que os beneficiários recebam os valores diretamente nas contas bancárias, sem a necessidade de recorrer à Justiça. A adesão é gratuita e dispensa a apresentação de documentos extras — basta apresentar um documento oficial de identificação.

Caso o beneficiário não possa comparecer pessoalmente, é possível nomear um representante legal, desde que com procuração autenticada. Vale lembrar que a procuração só é válida para fins de consulta.

O atendimento começou no dia 30 de maio, fruto de uma parceria entre o INSS e os Correios, com o objetivo de atender, principalmente, segurados com dificuldade de acesso aos canais digitais.

Serviços disponíveis nas agências dos Correios:
Consulta sobre a existência de descontos indevidos no benefício;

Contestação de descontos não autorizados;

Confirmação de descontos regulares;

Acompanhamento do resultado da contestação (prazo de até 15 dias úteis);

Análise de documentos enviados por associações;

Adesão ao acordo de ressarcimento;

Entrega de protocolo com instruções para acompanhamento pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

Alerta contra novos golpes
Os Correios reforçam que o atendimento é seguro e humanizado, e feito somente nas agências. Beneficiários devem estar atentos: nenhum funcionário do INSS ou dos Correios está autorizado a realizar visitas domiciliares.

Caso alguma pessoa se apresente em nome desses órgãos para coletar dados ou oferecer ajuda com o ressarcimento, a orientação é não fornecer informações e acionar as autoridades, pois trata-se de tentativa de golpe.

Para mais informações, os beneficiários podem procurar a agência dos Correios mais próxima ou acessar os canais oficiais do INSS.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...