24.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

Desigualdade racial marca pós-graduação e mercado de trabalho, aponta estudo do CGEE

Um estudo do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), apresentado nesta terça-feira (15) na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Recife (PE), revela profundas disparidades raciais no acesso à pós-graduação e no mercado de trabalho científico no Brasil.

Entre 1996 e 2021, pessoas brancas obtiveram quase metade dos títulos de mestrado (49,5%) e mais da metade dos de doutorado (57,8%). Em contraste, negros, apesar de representarem 55,5% da população brasileira, segundo o Censo de 2022, seguem sub-representados nos cursos stricto sensu. Pretos representam apenas 4,1% dos mestres e 3,4% dos doutores; pardos, 16,7% e 14,9%, respectivamente. Já indígenas respondem por ínfimos 0,23% das titulações de mestrado e 0,3% das de doutorado.

O levantamento também destaca o abismo na proporção de titulados por 100 mil habitantes: em 2021, havia 38,9 mestres brancos, contra 21,4 pretos, 16,1 pardos e 16 indígenas. No doutorado, a diferença é ainda mais expressiva, 14,5 doutores brancos por 100 mil habitantes, ante cerca de 5 entre os demais grupos.

Essas desigualdades persistem no mercado de trabalho. Mesmo com a mesma formação, pessoas brancas seguem com mais vínculos empregatícios e salários mais altos. Em 2021, mestres pretos recebiam, em média, 13,6% menos que os brancos; entre doutores, a diferença salarial era de 6,4%.

“Observa-se uma desvantagem significativa, com salários inferiores aos da população branca, tomada como referência por apresentar as maiores remunerações entre mestres e doutores”, explica Sofia Daher, coordenadora do estudo e assessora técnica do CGEE.

O CGEE é uma associação civil sem fins lucrativos, supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com sede em Brasília.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pré-seleção define famílias do Conjunto Habitacional Violetas III

Evento será transmitido ao vivo e garantirá transparência no processo de escolha das 50 famílias contempladas

Lei amplia atuação de delegados em plantões no Mato Grosso do Sul

Norma permite que delegados de classe especial integrem escala de plantão quando não houver profissionais de classes inferiores disponíveis. Foi sancionada nesta quarta-feira (5) pelo...

Casa do Trabalhador oferece 125 vagas em Três Lagoas nesta quarta

Oportunidades se concentram principalmente em funções operacionais, de atendimento e construção civil. A Casa do Trabalhador de Três Lagoas está com 125 vagas de emprego...