33.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 28 de outubro, 2025

Ministro da Educação quer ampliar Pé-de-Meia para todos os alunos do ensino médio público a partir de 2026

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou na última sexta-feira (11) a intenção de universalizar o programa federal Pé-de-Meia para todos os estudantes do ensino médio da rede pública a partir de 2026. A declaração foi feita durante a divulgação dos dados do Indicador Criança Alfabetizada 2024.

Segundo estimativas do Ministério da Educação (MEC), a ampliação do programa exigirá um acréscimo de R$ 5 bilhões no orçamento público. Para viabilizar os recursos, o ministro tem articulado apoio no Congresso Nacional. “Tenho debatido isso com os presidentes das Casas [Câmara e Senado] e com a Comissão de Educação, buscando garantir espaço no orçamento do próximo ano”, afirmou.

Criado em janeiro de 2024, o Pé-de-Meia começou atendendo apenas estudantes beneficiários do Bolsa Família. No segundo semestre, foi ampliado para alunos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), elevando o número de beneficiários de 2,5 milhões para mais de 4 milhões.

Camilo Santana criticou o critério de renda per capita do CadÚnico como limitador do acesso ao programa. “Às vezes, a diferença entre um aluno e outro é mínima, o que não justifica que um fique de fora do benefício”, disse.

O Pé-de-Meia tem como objetivo principal combater a evasão escolar, incentivar a conclusão do ensino médio e reduzir desigualdades sociais. O programa oferece um incentivo financeiro que pode chegar a R$ 9,2 mil ao longo dos três anos do ensino médio.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação e emissão de DVA para matrículas escolares de 2026

Ação começa no dia 3 de novembro nas escolas e terá “Dia D” de vacinação em todas as UBSs no sábado, 8 de novembro A...

Operação Contenção deixa 64 mortos e paralisa o Rio de Janeiro

Confrontos entre policiais e facções criminosas nos Complexos do Alemão e da Penha resultam em mortes, prisões e bloqueios em vias expressas da capital...

Mato Grosso do Sul tem a terceira maior taxa de orfandade causada pela covid-19 no país

Estudo aponta que mais de 5 mil crianças e adolescentes perderam pais ou cuidadores durante a pandemia