24.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

Três Lagoas zera transmissão vertical do HIV e pode receber selo do Ministério da Saúde

Município não registra novos casos desde 2020 e aguarda certificação nacional por boas práticas na prevenção de infecções em gestantes.

Três Lagoas alcançou um marco importante na saúde pública: desde 2020, não registra casos de transmissão vertical do HIV, quando o vírus é passado da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação. O município agora participa do processo de certificação do Ministério da Saúde, que reconhece cidades que eliminaram a transmissão vertical do HIV e outras infecções como sífilis, hepatite B, doença de Chagas e HTLV.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de IST, AIDS e Hepatites Virais, Natália Andrade, o município atende a todos os critérios exigidos para a certificação e aguarda a visita técnica da Equipe Nacional de Validação, prevista até setembro.

Desde o último registro em 2019, um caso de transmissão por amamentação, Três Lagoas contabilizou gestantes vivendo com HIV nos anos seguintes, mas sem nenhuma transmissão:

  • 2020: 7 gestantes – 0 casos
  • 2021: 7 gestantes – 0 casos
  • 2022: 4 gestantes – 0 casos
  • 2023: 6 gestantes – 0 casos
  • 2024: 7 gestantes em acompanhamento – bebês ainda em monitoramento

O sucesso se deve a um conjunto de ações, incluindo pré-natal qualificado, uso de antirretrovirais, aplicação de profilaxias no parto e no recém-nascido, distribuição de fórmula infantil e acesso ao contraceptivo Implanon. A certificação reforça o compromisso da cidade com a saúde preventiva e o cuidado integral à mulher e à criança.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Risco de chuva e máxima de 35°C marcam a quarta-feira em Três Lagoas

Previsão indica sol com aumento de nuvens, além de possibilidade de chuvas fortes ao longo do dia.

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...