17.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de agosto, 2025

Baixa adesão à segunda dose da vacina contra a dengue preocupa autoridades de Três Lagoas

Mesmo com a vacina contra a dengue disponível nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Três Lagoas desde fevereiro de 2024, a adesão à segunda dose entre adolescentes de 10 a 14 anos segue abaixo do esperado. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revelam que, até esta terça-feira (8), apenas 36,60% dos jovens dessa faixa etária completaram o esquema vacinal.

A cobertura inicial foi alta: 77,49% dos 9.600 adolescentes previstos no público-alvo receberam a primeira dose. No entanto, pouco mais de 3.500 retornaram para a segunda aplicação, resultando em uma queda de 52,76% na cobertura vacinal.

Segundo a coordenadora da Central de Imunização, Humberta Azambuja, a proteção eficaz contra a dengue só se concretiza após a segunda dose. “Com o esquema completo, a eficácia da vacina chega a 80,2%. Contra formas graves e hospitalizações, sobe para 90,4%. Com apenas uma dose, a proteção é inferior a 50%”, alerta.

Entre os principais motivos para a baixa adesão estão o esquecimento, devido ao intervalo de três meses entre as doses; a falsa sensação de segurança provocada pela redução dos casos no inverno; e o medo de reações adversas, motivado por casos isolados registrados no país.

A escolha da faixa etária de 10 a 14 anos seguiu recomendações técnicas da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dados locais que indicam maior vulnerabilidade desse grupo.

A vacinação segue disponível nas USFs de Três Lagoas. A SMS reforça a importância de comparecer com o cartão de vacinação e documento de identidade para garantir a proteção completa contra a doença. Até o momento, não há previsão de ampliação da faixa etária atendida.

Com informações Prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Leilão de energia garante construção de duas hidrelétricas em Mato Grosso do Sul até 2030

Certame da ANEEL e CCEE viabilizou 65 usinas em 13 estados, com investimentos de R$ 5,4 bilhões em MS

Dnit promete religar 32 radares em rodovias federais de MS

Desses equipamentos, oito estão em Três Lagoas e três em Campo Grande, onde máquinas estão nas BRs 262, 060, 267, 376 e 463

Idosa morre após perfuração no esôfago provocada por espinha de peixe

Maria Rodrigues dos Santos, de 60 anos, não resistiu após complicações graves causadas por engasgo ocorrido há uma semana