15.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 20 de outubro, 2025

Simone Tebet propõe revisão nas normas do BPC

Ministra relatou que cerca de 500 mil menores já contrataram esses empréstimos por meio de seus responsáveis legais

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, sugeriu que a lei do Benefício de Prestação Continuada (BPC) volte a exigir autorização judicial para que menores de idade que recebem o benefício possam fazer empréstimos consignados. Tebet relatou nesta terça-feira (8) à Comissão Mista de Orçamento (CMO) que cerca de 500 mil menores já contrataram esses empréstimos por meio de seus responsáveis legais, de acordo com dados verificados pelo governo.

A ministra disse que é preciso fechar brechas na lei que foram abertas desde 2022, com a Medida Provisória 1.106/2022, e que possibilitaram um crescimento no número de pessoas com deficiência que conseguiram o BPC por decisão judicial.

LDO
Tebet também falou sobre o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 (PLN 2/2025). Ela disse que a meta de superávit de R$ 34,3 bilhões para 2026 é desafiadora, mas factível. A projeção orçamentária para os próximos anos mostra uma queda significativa das despesas de custeio e investimentos por causa do aumento das despesas obrigatórias. Segundo a ministra, o governo está trabalhando para cortar despesas e gastar melhor, mas não vai cortar nas áreas sociais. Ela defendeu cortes sobre isenções tributárias.

O presidente da CMO, senador Efraim Filho (União-PB), se mostrou contrário a aumentos da carga tributária.

“Se o cidadão do andar de baixo incorretamente paga um imposto indevido, quem é empreendedor neste país é um herói da resistência e também já está pagando imposto demais. Não adianta achar que ele é um privilegiado”, disse.

O relator da LDO, deputado Gervásio Maia (PSB-PB), apresentou o relatório preliminar e afirmou que a votação deverá ocorrer na próxima terça-feira (15).

Agência Senado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Radialista lança projeto de fé e inspiração em Três Lagoas

Larissa Dandara compartilhou trajetória no rádio, desafios pessoais e o novo projeto, que une comunicação, espiritualidade e mensagens positivas ao público.

Instituto Butantan e parceiros definem nova nomenclatura para linhagens do vírus da dengue

Sistema mais detalhado facilita vigilância genômica e pode influenciar formulações futuras de vacinas, segundo pesquisadores da UF, Yale, Oxford e Fiocruz

Casa do Trabalhador de Três Lagoas oferece 111 vagas de emprego nesta segunda-feira

Maior número de oportunidades é para auxiliar de linha de produção, ajudante de obras e carpinteiro A semana começa com boas chances para quem busca...