20.5 C
Três Lagoas
sábado, 13 de setembro, 2025

Crescimento acelerado transforma Inocência (MS) em polo estratégico da celulose

Com pouco mais de 8 mil habitantes, o município de Inocência, no leste de Mato Grosso do Sul, vive um momento histórico de transformação. A cidade se tornou o novo epicentro do setor de celulose no Brasil com a construção de uma fábrica multinacional chilena que está investindo cerca de US$ 4,6 bilhões no município.

O projeto, que prevê uma produção anual de 3,5 milhões de toneladas de celulose, deve gerar aproximadamente 6 mil empregos permanentes e até 14 mil postos temporários durante o pico da obra, números que ultrapassam, com folga, a população atual da cidade.

Apesar do otimismo econômico, o crescimento acelerado traz desafios estruturais imediatos, como a escassez de moradias, sobrecarga nos serviços públicos e pressão sobre a mobilidade urbana.

“Imagina ter que dobrar o tamanho da sua cidade de uma hora para outra”, alertou o senador Nelsinho Trad, que propôs uma audiência pública para discutir alternativas de planejamento urbano, habitação e infraestrutura, diante do impacto gerado pelo megainvestimento.

Além da fábrica, Inocência está estrategicamente posicionada para sentir os efeitos da futura Rota Bioceânica, um corredor rodoviário internacional que ligará o Brasil aos portos do Chile, abrindo novas oportunidades de exportação e aumentando a demanda por logística e serviços na região.

O município, que até recentemente era essencialmente rural, agora se prepara para se tornar um hub industrial no mapa do desenvolvimento do Mato Grosso do Sul.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inauguração da Oficina de Reciclagem do Projeto Alvorecer, no Estabelecimento Penal Feminino

Sexta-feira foi dia de agenda cheia para o sistema prisional em Três Lagoas. A Agepen entregou viaturas, armas e coletes às unidades da cidade,...

Viaturas, armas e trabalho prisional: premissas de um novo alvorecer em Três Lagoas

Agepen entrega viaturas, armas e equipamentos às unidades prisionais; inaugura Oficina de Reciclagem do Projeto Alvorecer, beneficiando internas com trabalho remunerado e remição de...

Idoso de 64 anos morre engasgado em sua residência na Vila Haro

Norberto Diniz Bueno foi encontrado sem vida, onde polícia investiga causa da morte.