20.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 3 de julho, 2025

“Idoso não é invisível”: Presidente do Conselho reforça papel de conferência em Três Lagoas

Márcio Oliveira foi ao programa Toninha Campos divulgar a 4ª Conferência Municipal dos Idosos, que acontece nesta sexta (4), na UFMS

O presidente do Conselho Municipal do Idoso de Três Lagoas, Márcio Oliveira, participou ao vivo do programa Toninha Campos, nesta quinta-feira (3), na rádio Caçula FM 96.9, para reforçar o convite à população para a 4ª Conferência Municipal dos Idosos, que acontece nesta sexta-feira (4), a partir das 7h, no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia”, o encontro é aberto ao público, com foco especial nos idosos, que poderão contribuir com sugestões e vivências para a formulação de políticas públicas. Acadêmicos e professores também são bem-vindos — inclusive com direito a certificado de 10 horas extracurriculares.

Durante a entrevista, Márcio destacou que o evento não é apenas simbólico: “As propostas saem do papel. Eu sou prova disso. Já participei das etapas estadual e federal, e muitas propostas viraram leis — tanto em Três Lagoas quanto em nível de Estado”, afirmou.

Neste ano, a expectativa é que a conferência gere cinco propostas para o município, cinco para o Estado e cinco para o governo federal. Segundo ele, essa construção coletiva parte de cinco eixos principais, entre eles a violação de prerrogativas, políticas de envelhecimento e garantia de direitos sociais.

Um dos pontos mais sensíveis levantados pelo presidente é a vulnerabilidade do idoso em situação de abandono familiar. “Quando uma criança tem seus direitos violados, existe o Conselho Tutelar, juizado da infância, possibilidade de adoção. Agora, quando é o idoso… ninguém quer adotar o idoso. E ele fica ali, largado. Isso é estrutural, o país precisa encarar isso com seriedade”, alertou.

Márcio também ressaltou a importância da acessibilidade e inclusão, especialmente no acesso a informações e serviços. “O idoso precisa ser ouvido, ter lugar nas decisões e acesso digno ao que é seu por direito. I idoso não é invisível”.

A conferência em Três Lagoas faz parte de um cronograma estadual: todos os municípios do Mato Grosso do Sul estão realizando suas etapas. As propostas aprovadas localmente seguem para a Conferência Estadual, marcada para setembro, e depois para a etapa nacional.

“O Brasil está envelhecendo rápido. Em breve, os idosos serão metade da população. Como manter a cota de 20% de vagas se o idoso vai ser 50% da sociedade? Precisamos atualizar as leis e as políticas públicas com base nesse novo cenário”, provocou.

A 4ª Conferência Municipal é mais que um debate — é a chance de garantir um futuro mais digno e justo para quem já construiu o presente.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas garante verba do Mercosul; US$ 16 milhões será dividido com outro município

Município será beneficiado com financiamento não reembolsável do Focem, assinado em cerimônia com presença de Lula na Argentina Três Lagoas foi incluída entre os municípios...

Três Lagoas desperta interesse internacional com modelo de desenvolvimento industrial

Comitiva liderada por representante da ONU, visita o município para conhecer estratégias de expansão econômica e implantação do polo de celulose Na manhã desta quarta-feira...

Motociclista sofre fraturas após sair repentinamente de residência e ser atingido por carro

Acidente mobiliza Corpo de Bombeiros e interdita via movimentada de Três Lagoas no início da noite desta quarta-feira.