22 C
Três Lagoas
quinta-feira, 3 de julho, 2025

Secretária de Meio Ambiente representa Três Lagoas em seminário nacional

A secretária de Meio Ambiente e Agronegócio de Três Lagoas, Mariana Amaral, participou no último dia 17 de junho do Seminário Técnico do Projeto Nacional Pró-Catadores, realizado na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF). O evento reuniu representantes de cooperativas de reciclagem e gestores públicos de 17 estados, com o objetivo de valorizar os catadores de materiais recicláveis e fortalecer a cadeia da reciclagem em todo o país.

A participação da gestora reforça o compromisso de Três Lagoas com políticas públicas sustentáveis e de inclusão social. “É essencial integrar os catadores à gestão de resíduos sólidos, garantindo geração de renda e reconhecimento pelo papel ambiental que exercem”, destacou Mariana Amaral.

O seminário integra as ações do Projeto MS Pró-Catadores, que será executado ao longo de 2025 pelo Sebrae/MS em parceria com prefeituras e entidades locais. A iniciativa contempla 10 municípios sul-mato-grossenses, incluindo Três Lagoas, e busca mapear, capacitar e apoiar cooperativas, associações e grupos de catadores para promover inclusão socioeconômica e fomentar o desenvolvimento sustentável.

Em Três Lagoas, a Cooperativa de Reciclagem Arara Azul (Corpazul) já é atendida pelo projeto. O grupo vem recebendo apoio técnico e capacitações voltadas à melhoria da gestão, estrutura organizacional e articulação com o setor público e privado.

Durante o seminário, foram debatidos os desafios da gestão de resíduos no Brasil, o papel dos municípios e consórcios públicos no avanço do setor e experiências bem-sucedidas em diferentes regiões. Além de Três Lagoas, o projeto já beneficia grupos organizados em cidades como Amambai, Nova Andradina, Brasilândia, São Gabriel do Oeste e Costa Rica.

A expectativa é de que, com o fortalecimento dessas iniciativas, os catadores ganhem protagonismo e condições mais dignas de trabalho, promovendo não apenas a reciclagem, mas também cidadania e sustentabilidade.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Incêndio assusta moradores em condomínio no bairro Novo Oeste em Três Lagoas

Chamas começaram em extensão usada para carregar celular, onde bombeiros agiram rápido e evitaram tragédia maior.

“Idoso não é invisível”: Presidente do Conselho reforça papel de conferência em Três Lagoas

Márcio Oliveira foi ao programa Toninha Campos divulgar a 4ª Conferência Municipal dos Idosos, que acontece nesta sexta (4), na UFMS O presidente do Conselho...

Mais da metade dos pacientes internados por doenças respiratórias não se vacinaram

Apenas 40,2% das pessoas atualmente internadas por doenças respiratórias, residentes em Três Lagoas, tomaram a vacina contra a Gripe/Influenza, segundo dados da Vigilância Epidemiológica...