21.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 2 de julho, 2025

Prefeito quer turismo no Cinturão Verde e atendimento centralizado para idosos em Três Lagoas

Prefeito Cassiano Maia fala à Rádio Caçula sobre transporte público, obras, saúde, economia e assistência social durante entrevista no programa de Toninha Campos

A gestão do prefeito Cassiano Maia quer transformar o Cinturão Verde em um polo que vá além da produção agrícola. A ideia, segundo ele, é tornar a área um ponto de turismo rural e comercialização de produtos locais. “Queremos que as pessoas visitem, comprem um frango caipira, hortaliças frescas, conheçam a produção. É desenvolvimento, mas também lazer e fomento à economia local”, afirmou durante entrevista à Rádio Caçula 96.9 FM, no programa de Toninha Campos nesta terça-feira (1º).

Outro tema de destaque foi a centralização do atendimento à terceira idade, com o fechamento da Clínica do Idoso e o redirecionamento para o Centro de Especialidades Médicas (CEM). “A clínica estava bem localizada só para quem mora por perto. A cidade é grande, e precisamos de um serviço centralizado e completo, onde o idoso seja atendido sem precisar ir de um lado ao outro. Estamos fazendo essa transição com muito cuidado”, destacou o prefeito.

Transporte

Na área de transporte público, a frota foi ampliada de 8 para 12 ônibus novos, com ar-condicionado e Wi-Fi. As linhas ainda estão sendo ajustadas, mas a previsão é de integrar todos os bairros, com pontos de parada em cada região da cidade. “Ainda estamos finalizando as rotas e horários para depois definir os pontos, mas o foco é cobrir tudo, inclusive com integração”, disse Cassiano Maia.

Sobre a queixa comum na Vila Piloto e outros bairros quanto à falta de pontos cobertos e sinalizados, o prefeito afirmou que a gestão já está ciente e vai agir: “Está no nosso radar”.

Economia

Cassiano Maia destacou a importância de enxugar a máquina pública para equilibrar as contas e devolver recursos ao cidadão. Como exemplo, citou o fim da taxa do lixo, que foi revogada sem comprometer os serviços de coleta. “A economia com redução de custos internos nos permitiu isso. Fomos além”, disse.

Feira

A Feira Municipal virou um espaço multifuncional: além de alimentação, virou centro de negócios. No Feirão das Oportunidades, realizado com diversos parceiros (Casa do Trabalhador, Associação Comercial, Abrasel, AJE, entre outros), centenas de currículos foram cadastrados e vagas de emprego ofertadas.

Sobre o ar-condicionado na feira, a prefeitura apresentou os custos e, em consenso com os feirantes, decidiu-se pela instalação de climatizadores, já em fase de licitação.

Já o futuro do antigo prédio que abriga o Shopping Popular ainda está em discussão. O Mercadão – Municipal -, por outro lado, deve ganhar atenção especial. “É uma área histórica, precisa ser fomentada”, destacou o prefeito.

Saúde

A gestão está finalizando a licitação para compra de medicamentos de alto custo, incluindo os não pactuados, com previsão de regularização nas próximas semanas.

Educação

Três Lagoas saltou de uma para cinco escolas em tempo integral em apenas seis meses. O próximo a ser entregue será o Centro de Educação Infantil (CEI) Mais Parque, será inaugurado no dia 11 deste mês. A meta é ampliar o modelo para mais regiões da cidade.

Sobre a merenda escolar, o prefeito confirmou que será terceirizada, em um novo modelo de gestão.

Iluminação

A substituição da iluminação convencional por LED deve ser concluída em até 60 dias. A meta é triplicar os pontos de luz. “Não conseguimos entregar no aniversário da cidade por questões contratuais, mas agora vai”, garantiu Cassiano Maia.

Acolhimento

Ao tratar da população em situação de rua, o prefeito fez questão de destacar o lado humano. “São pessoas, em sofrimento. A Prefeitura tem o Centro POP, Acolhimento POP e Consultório de Rua. Não vamos forçar, mas oferecer condições dignas”, disse. Ele citou o caso de um homem conhecido na cidade, chamado Adriano, que vive na região da Avenida Filinto Müller: “A barraca que conseguimos pra ele foi essencial. É sobre respeito”.

Acessibilidade

O prefeito Cassiano Maia destacou que todas as novas construções do município seguirão os padrões da ABNT, com apoio técnico e sensibilidade às demandas das pessoas com deficiência. Ele mencionou a parceria com Sandra Latta, arquiteta e presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, que está atuando junto ao grupo técnico para garantir esse olhar mais humanizado nas futuras obras. “As próximas construções já virão com esse cuidado”, reforçou o prefeito.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil apreende mais de uma tonelada de maconha em Água Clara

A droga estava sendo transportada em uma caminhonete Fiat Toro Policiais civis do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Polícia de Água Clara,...

Bom pagador agora tem benefícios garantidos por lei em MS

Lei estadual define punições para sonegadores reincidentes e garante vantagem a quem mantém tributos em dia Já está em vigor em Mato Grosso do Sul...

Três Lagoas recebe ambulância do Governo do Estado para transporte de pacientes

Três Lagoas ganhou um importante reforço na saúde pública: uma nova ambulância tipo C, totalmente equipada, foi entregue nesta quarta-feira (2) pela Secretaria de...