27 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro, 2025

MS quase triplica área de soja em meio à crise hídrica

Avanço pressiona bacias do Paraná e do Taquari, que abastecem o Pantanal e outros rios sul-mato-grossenses

Mato Grosso do Sul viu sua área de soja quase triplicar em 32 anos, passando de 1,28 milhão para 3,69 milhões de hectares entre 1990 e 2022. Este crescimento acompanha a tendência nacional e coincide com o agravamento da crise hídrica no Cerrado, bioma que abastece importantes bacias hidrográficas do país e é vital para a saúde do Pantanal. O estudo da Ambiental Mídia revela que as bacias do Cerrado perderam 27% de sua vazão de segurança desde os anos 1970. Especialistas alertam para as consequências do avanço da soja, como a perda de biodiversidade e a transformação do Cerrado em “desertos verdes”.

A degradação do bioma afeta o ciclo das águas, tornando as cheias do Pantanal mais imprevisíveis e aumentando o risco de incêndios. A necessidade de equilíbrio entre agricultura e preservação é defendida por pesquisadores, que apontam para a importância das áreas de reserva legal na proteção da fauna e flora. A reportagem não obteve retorno da Famasul e Aprosoja até o fechamento.

Fonte: Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Vigilância em Saúde do Trabalhador fornecerá treinamento gratuito a trabalhadores autônomos da construção civil em janeiro

Os trabalhadores autônomos que desejarem participar do treinamento, devem ficar atentos que a abertura das inscrições está prevista para começo de janeiro.

Veja o que abre e o que fecha durante o recesso de final de ano na Prefeitura de Três Lagoas

Desta forma, a Prefeitura informa os setores que serão fechados e os que funcionarão durante este período.

Prefeitura de Três Lagoas alerta: dengue não tira férias e pode matar

O município segue intensificando as ações de prevenção, orientação e fiscalização em toda a cidade, mas reforça que a colaboração da população é essencial para reduzir os casos e proteger vidas.