31.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 1 de janeiro, 2026

Comitê de Combate às Arboviroses apresenta ações desenvolvidas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta manhã de quinta-feira. 26 de junho, a reunião do Comitê de Mobilização e Combate às Arboviroses. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Três Lagoas (SSPM).

O Comitê que tem como foco principal o fortalecimento das ações contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e chikungunya, atuando no planejamento e monitoramento das estratégias para prevenir e controlar essas doenças, além de buscar respostas ágeis diante de possíveis surtos.

Durante a reunião, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleina Passalacqua, apresentou um boletim com dados atualizados sobre os casos epidemiológicos no município. Em seguida, o Coordenador de Endemias, Alcides Ferreira, detalhou as iniciativas em andamento, como visitas domiciliares, aplicação de larvicidas e adulticidas, ações de bloqueio químico, recolhimento de pneus e limpeza em pontos estratégicos como bueiros. Ele também destacou o uso de tecnologias como drones e o levantamento rápido de índices (LIRAa) para monitorar a presença do mosquito.

Aline Oliveira, coordenadora do setor de Promoção da Saúde, falou sobre as atividades educativas promovidas pela Secretaria, incluindo palestras, blitz educativas e mutirões comunitários. Já a entomologista Geórgia, presidente do Comitê, explicou os métodos utilizados no monitoramento do mosquito com armadilhas ovitrampas e larvitrampas espalhadas pela cidade.

Além das apresentações técnicas referentes ao mês de junho, foram distribuídos materiais educativos como paródias sobre a dengue, literatura de cordel e cartazes informativos para instituições participantes.

O encontro reuniu representantes das Secretarias Municipais — SEGOV, SMS, SEMEC, SEJUVEL, SEMEA, SEINTRA e SMAS — além da Defesa Civil e membros da Câmara Municipal, Secretaria Estadual de Saúde, Defensoria Pública, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e União Três-lagoense das Associações de Moradores (UTAM).

Aberta à população em geral, a iniciativa visa ampliar o diálogo entre poder público e sociedade para intensificar O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Três Lagoas (SSPM).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Confusão próxima à casa noturna marca as primeiras horas de 2026 em Três Lagoas

Briga envolvendo um ex-casal terminou em agressões, dano a veículo e vídeos espalhados nas redes sociais

SAD apresenta balanço de 2025 com inovação e eficiência administrativa na gestão pública estadual

Os resultados foram consolidados no Painel SAD/MS 2025 – Gestão que transforma, entregas que inspiram, que reúne ações desenvolvidas por diversas áreas da pasta ao longo do ano

Lincoln é o primeiro bebê de 2026 a nascer em Três Lagoas

Nascimento no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora marcou o início do novo ano com emoção e esperança