29.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

Casos de influenza sobem e quatro óbitos são registrados em Três Lagoas em 2025

Boletim epidemiológico divulgado nesta quinta, 25, revela alta nas internações por SRAG, onde a maioria dos casos é causada por H1N1.

Três Lagoas acendeu o alerta vermelho com o avanço da Influenza em 2025. Segundo o boletim epidemiológico mais recente, divulgado pela Prefeitura nesta quinta-feira, 25, o município já contabiliza 228 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), quadro clínico grave associado a vírus como a gripe e a Covid-19.

Dentre os casos hospitalizados, 20 foram confirmados como Influenza A, com 18 deles identificados como H1N1, o subtipo mais agressivo do vírus da gripe. Os outros dois foram classificados como Influenza A não subtipada, ou seja, não foi possível identificar o subtipo exato.

O dado mais preocupante, no entanto, é o número de vidas perdidas pela doença, onde quatro pessoas morreram em Três Lagoas por complicações da Influenza em 2025, sendo três vítimas do H1N1 e uma por subtipo não identificado. Não há registros de Influenza B no município neste ano.

Diante do aumento dos casos, a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde reforçam o chamado à vacinação contra a gripe. A vacina trivalente, disponível gratuitamente nas unidades do SUS, protege contra os principais subtipos do vírus Influenza, incluindo o H1N1, responsável pela maioria das mortes em 2025.

Conforme o InfoGripe/Fiocruz, o H1N1 é o tipo de Influenza mais letal em circulação atualmente, com mais de 150 mortes confirmadas no Brasil em 2025. Ainda assim, a cobertura vacinal em Mato Grosso do Sul segue abaixo do ideal, onde apenas 48% da população-alvo se imunizou até junho, enquanto o recomendado é pelo menos 90%.

Veja o boletim na íntegra:

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

OAB-MS move ação civil pública e cobra responsabilidade de empresas sobre golpe do “falso advogado”

Secretário-geral e corregedor da OAB-MS, Luiz René Gonçalves do Amaral destacou que MS já registrou mais de 1,200 denúncias do golpe e defendeu a criação de mecanismos rápidos para derrubar perfis falsos e proteger a população.

CEM passa a realizar vasectomias em Três Lagoas a partir de novembro

Procedimento será ofertado via regulação do SUS e integra ações do Novembro Azul para ampliar o cuidado com a saúde do homem. Em alusão ao...

Pré-seleção define famílias do Conjunto Habitacional Violetas III

Evento será transmitido ao vivo e garantirá transparência no processo de escolha das 50 famílias contempladas