35.5 C
Três Lagoas
sábado, 27 de dezembro, 2025

China retoma construção da maior usina nuclear do mundo

Internacional – 05/01/2013 – 11:01

A China retomou a construção de uma usina nuclear de quarta geração, suspensa após a catástrofe da central nuclear japonesa de Fukushima, em 2011, que será a maior instalação nuclear do mundo, anunciou a imprensa oficial neste sábado.

A construção da usina nuclear da Baía Shidao, em Rongcheng, uma cidade da província de Shandong (leste), foi retomada no mês passado, indicou o Centro de Informação da China na Internet (oficial), acrescentando que esta usina é “o maior projeto nuclear da China”.

Esta usina, que será esfriada por um gás a temperatura elevada, será “o primeiro projeto comercializado com sucesso no mundo de tecnologia nuclear de quarta geração”, indica o relatório. Este projeto foi desenhado para ser mais seguro e reduzir os custos, afirmou o informe, que cita um porta-voz do Grupo China Huaneng, o principal investidor da usina.

O mesmo “foi desenvolvido e desenhado apenas por pesquisadores chineses”, afirmou a Rádio Internacional Chinesa citando um cientista do Grupo China Hyaneng, segundo o qual a empresa espera exportar este projeto.

A usina, que deve começar a fornecer energia elétrica até 2017, gerará até 6.600 megawatts, acrescenta o relatório. O investimento inicial no projeto será de 3 bilhões de iuanes (US$ 480 milhões).

Fonte: Portal Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...

Fraudes no INSS e crime organizado dominam investigações do Congresso em 2025

CPMIs e CPIs avançam sobre descontos ilegais de aposentados, esquemas bilionários e a atuação de facções no Estado As fraudes no Instituto Nacional do Seguro...