24.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 29 de outubro, 2025

Valorização das artesãs avança na Câmara dos Deputados

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana, um projeto de lei que busca reconhecer e valorizar de forma mais explícita a atuação das mulheres no artesanato. O texto altera legislações que atualmente mencionam apenas “artesãos”, para incluir também o termo “artesãs” e ampliar os direitos e garantias às mulheres da área.

A proposta prevê que o poder público ofereça assistência técnica específica às artesãs, além de incentivos à comercialização de seus produtos. O projeto aprovado é um substitutivo da Comissão de Previdência ao Projeto de Lei 3549/20, de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE), originalmente voltado à criação de um auxílio emergencial durante a pandemia.

Entre os principais pontos do novo texto estão:

  • A inclusão expressa de “artesãs” na legislação que trata da profissão;
  • O reforço à preservação da cultura nacional como diretriz do artesanato;
  • A obrigação de linhas de crédito específicas para mulheres artesãs;
  • A ampliação da validade da Carteira Nacional do Artesão e da Artesã, de dois para cinco anos.

A relatora do projeto, deputada Delegada Adriana Accorsi (PT-GO), destacou que a medida fortalece o artesanato como atividade econômica e instrumento de proteção cultural. “Contribui para a geração de renda e valorização das comunidades onde o artesanato é uma das principais fontes de sustento”, afirmou.

O texto modifica as Leis 12.634/2012, que institui o Dia Nacional do Artesão, e 13.180/2015, que trata da regulamentação da profissão.

Próximos passos

A proposta segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo. Se aprovada, poderá seguir diretamente ao Senado, sem necessidade de votação no plenário da Câmara.

Com informações Agência Câmara Notícias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas terá quatro missas em celebração ao Dia de Finados neste domingo

Celebrações acontecem nos cemitérios Campo Santo de Santo Antônio, do Soldado e de Arapuá; Cemitério Municipal terá horário estendido das 6h às 18h No próximo...

Cassiano Maia celebra avanços e valorização dos servidores no Dia do Servidor Público

Evento na Câmara Municipal na noite desta terça-feira, 28, marcou os dez meses de gestão com conquistas históricas para a categoria, incluindo jornada de seis horas flexível e ampliação do atendimento à população.

Três Lagoas acelera obras e mira cidade 100% pavimentada até 2026, diz titular da SEINTRA

Osmar Dias detalhou os principais avanços, desafios e novos projetos da gestão, incluindo drenagem, iluminação pública e o Parque Linear.