20.7 C
Três Lagoas
sábado, 9 de agosto, 2025

Projeto endurece regras para agressores que ameaçam mulheres durante cumprimento da pena

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2083/22, que prevê medidas para evitar que agressores de mulheres continuem a ameaçar ou agredir suas vítimas mesmo após condenação ou durante prisão provisória.

O texto define como falta grave a aproximação do agressor à residência, local de trabalho ou familiares da vítima durante o cumprimento da pena em regime aberto, semiaberto ou em saídas autorizadas. Também permite a transferência do preso para outro estabelecimento penal, inclusive em outro estado, e a aplicação do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) em casos de novas ameaças ou agressões. O RDD impõe restrições como cela individual e limitações nas visitas e saídas para banho de sol.

Além disso, o projeto altera a Lei dos Crimes de Tortura para incluir como modalidade de tortura a submissão reiterada da mulher a sofrimento físico ou mental no contexto de violência doméstica, com pena de 2 a 8 anos de reclusão.

De autoria da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), a proposta foi inspirada no caso de Barbara Penna, vítima de tentativa de feminicídio em 2013, que continuou a ser ameaçada após o agressor ser preso. A relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), defendeu a aprovação como forma de reforçar a proteção às mulheres vítimas de violência.

O projeto segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ir ao Plenário da Câmara. Se aprovado, seguirá para sanção presidencial e deverá receber o nome de Lei Barbara Penna.

Com informações Agência Câmara Notícias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem é preso por tentativa de feminicídio após quebrar o maxilar da “ficante” em Três Lagoas

Na sexta-feira (8), um homem de 48 anos foi preso em flagrante pela Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) em Três Lagoas (MS), após...

TCE suspende licitação de R$ 1,88 milhão para compra de medicamentos em Eldorado

Tribunal identificou falhas no planejamento e na pesquisa de preços do pregão do município de Eldorado O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul...

Tragédia em Inocência: Idosa morre em incêndio durante a madrugada

Um incêndio de grandes proporções destruiu uma residência e causou a morte de uma idosa de 73 anos, na madrugada desta sexta-feira (9), na...