27.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 6 de novembro, 2025

Projeto de leitura em presídios de MS recebe reconhecimento internacional da ONU

O projeto “Leitura e Cultura: ferramentas de transformação pessoal e social”, desenvolvido pelo campus da UFMS em Naviraí em parceria com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), foi premiado com o Selo ODS Educação 2024, concedido pela Agenda 2030 da ONU. A certificação reconhece práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para o ODS 4 – Educação de Qualidade.

A solenidade de entrega ocorreu na última semana, em Campo Grande, com a presença de representantes da Agepen e da universidade. A honraria é concedida a iniciativas educacionais que promovem impacto social efetivo. Em 2024, 909 projetos foram certificados em todo o Brasil, com ações que alcançaram mais de 1.800 comunidades.

Criado em 2021, o projeto atua na Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí (PSMN) e no Patronato Penitenciário da cidade, promovendo atividades de leitura literária, reescrita de textos e ações culturais com pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional. Além de fomentar a educação e a cultura, a iniciativa contribui para a remição de pena e a ressocialização dos participantes.

A ideia surgiu de uma demanda da própria penitenciária, então coordenada pela policial penal Valdirene de Góes Domingos, e foi desenvolvida em parceria com a UFMS, com expansão sob coordenação do policial Florindo Tonelli. Inicialmente com 80 vagas, hoje o projeto atende 100 participantes, e também funciona como campo de formação prática para estudantes de Pedagogia da universidade, unindo ensino, pesquisa e extensão.

Entre as ações promovidas estão a seleção de obras literárias, orientação na produção textual e eventos como o Sarau Literário, que envolve familiares dos internos em atividades artísticas e culturais.

O projeto teve seu Acordo de Cooperação renovado entre UFMS e Agepen, garantindo sua continuidade e expansão. O reconhecimento internacional destaca o poder transformador da educação no ambiente prisional e o seu papel essencial na construção de caminhos mais dignos e humanos para a reintegração social.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motoqueiro é flagrado empinando moto no Centro de Três Lagoas e diz que veículo ‘levantou sozinho’

Indivíduo teve moto apreendida após flagrante na tarde desta quarta-feira, 06.

Prefeito destaca transparência em sorteio das 50 casas do Conjunto Habitacional Violetas III

Sorteio das unidades foi acompanhado por autoridades e moradores; projeto atende famílias em situação de vulnerabilidade em Três Lagoas

“Oportunidade em Movimento” leva vagas de emprego a bairros e distritos de Três Lagoas

Projeto da SEJUVEL, em parceria com a Metalfrio, promove inclusão de jovens no mercado de trabalho e amplia ações de empregabilidade em diferentes regiões.