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segunda-feira, 15 de setembro, 2025

Projeto de leitura em presídios de MS recebe reconhecimento internacional da ONU

O projeto “Leitura e Cultura: ferramentas de transformação pessoal e social”, desenvolvido pelo campus da UFMS em Naviraí em parceria com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), foi premiado com o Selo ODS Educação 2024, concedido pela Agenda 2030 da ONU. A certificação reconhece práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para o ODS 4 – Educação de Qualidade.

A solenidade de entrega ocorreu na última semana, em Campo Grande, com a presença de representantes da Agepen e da universidade. A honraria é concedida a iniciativas educacionais que promovem impacto social efetivo. Em 2024, 909 projetos foram certificados em todo o Brasil, com ações que alcançaram mais de 1.800 comunidades.

Criado em 2021, o projeto atua na Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí (PSMN) e no Patronato Penitenciário da cidade, promovendo atividades de leitura literária, reescrita de textos e ações culturais com pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional. Além de fomentar a educação e a cultura, a iniciativa contribui para a remição de pena e a ressocialização dos participantes.

A ideia surgiu de uma demanda da própria penitenciária, então coordenada pela policial penal Valdirene de Góes Domingos, e foi desenvolvida em parceria com a UFMS, com expansão sob coordenação do policial Florindo Tonelli. Inicialmente com 80 vagas, hoje o projeto atende 100 participantes, e também funciona como campo de formação prática para estudantes de Pedagogia da universidade, unindo ensino, pesquisa e extensão.

Entre as ações promovidas estão a seleção de obras literárias, orientação na produção textual e eventos como o Sarau Literário, que envolve familiares dos internos em atividades artísticas e culturais.

O projeto teve seu Acordo de Cooperação renovado entre UFMS e Agepen, garantindo sua continuidade e expansão. O reconhecimento internacional destaca o poder transformador da educação no ambiente prisional e o seu papel essencial na construção de caminhos mais dignos e humanos para a reintegração social.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

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