31.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de agosto, 2025

MS aprova transação tributária para facilitar renegociação de dívidas com descontos de até 70%

O governo de Mato Grosso do Sul vai permitir a renegociação de dívidas inscritas em dívida ativa por meio de um novo programa de transação tributária, aprovado em segunda votação pela Assembleia Legislativa. A medida tem como objetivo aumentar a arrecadação estadual e permitir que milhares de contribuintes regularizem sua situação fiscal, especialmente empresários que buscam manter suas atividades.

A iniciativa alcança débitos tributários, como ICMS e IPVA, além de dívidas não tributárias. As negociações serão conduzidas pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), conforme diretrizes estabelecidas por decreto a ser editado pelo governador Eduardo Riedel.

Segundo a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, a proposta representa uma administração moderna, voltada ao diálogo com os contribuintes e à redução de litígios. Entre as novidades, está a inclusão de dívidas de pequeno valor e de teses jurídicas já pacificadas pelos tribunais superiores na modalidade de transação por adesão.

A proposta altera dispositivos da Lei 6.032, que regula a possibilidade de negociação entre o Estado e os devedores. O chefe da Procuradoria de Controle da Dívida Ativa (PCDA), José Wilson Costa Júnior, explicou que, ao contrário do Refis, a nova transação será baseada na análise da capacidade de pagamento do contribuinte e da natureza do débito, classificado como recuperável, de difícil recuperação ou irrecuperável.

Os descontos podem chegar a até 65% sobre multas e juros para débitos considerados de difícil recuperação, com parcelamento em até 120 vezes. No caso de microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP), microempreendedores individuais (MEI) e empresas em recuperação judicial, extrajudicial ou em falência, os descontos podem atingir 70%, com prazo de pagamento de até 145 parcelas.

A proposta também contempla dívidas com mais de três anos, desde que não ultrapassem o valor limite para ajuizamento de ação, e litígios tributários de grande controvérsia jurídica.

O projeto agora segue para sanção do governador. Após isso, as regras específicas de cada negociação serão definidas por decreto e regulamentadas por meio de resoluções da PGE.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista quase sofre acidente com linha de pipa cortante em Três Lagoas e faz apelo à população

Rafael Basilio relatou em rede social o risco que enfrentou ao ser surpreendido por linha com cerol ou chilena no centro da cidade e cobrou mais responsabilidade de pais e fiscalização das autoridades

Baratta conquista 4º lugar nos Jogos Mundiais ABADÁ-Capoeira 2025

José Augusto Dias Baratta representa o Brasil no Rio de Janeiro e entra para o ranking dos melhores do mundo na categoria “Viola”

UFMS lança projeto PET Saúde Digital e inaugura Clínica Escola em Três Lagoas

Projeto inovador, coordenado pelo professor Alisson Oliveira busca integrar tecnologia e saúde no SUS, enquanto a nova Clínica Escola da universidade inicia atendimentos à população com foco em formação acadêmica e cuidado especializado