33.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de setembro, 2025

Três Lagoas recebe estreia de filme produzido com talentos locais e apoio da Prefeitura

A produção três-lagoense “Ponto Final”, curta-metragem dirigido por Cadu Xavier, será lançada na próxima terça-feira (18), com duas sessões gratuitas no anfiteatro do SEST/SENAT, às 19h e 20h. O filme recebeu incentivo da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo.

O projeto foi um dos contemplados no edital de fomento à cultura lançado em 2024, que selecionou iniciativas em diversas categorias, entre elas clipes musicais, cineclubes e curtas-metragens de novos produtores. Com gravações realizadas em fevereiro de 2025, “Ponto Final” estreia na semana do aniversário de 110 anos da cidade, conforme destacou o diretor.

— “Como prometido desde o início, quis apresentar o filme nessa semana em que comemoramos os 110 anos de Três Lagoas, para agradecer à cidade pelo incentivo e oportunidade que me deram de realizar meu primeiro trabalho no audiovisual” — disse Cadu Xavier.

Enredo e temática

“Ponto Final” narra a história de Pedro, um homem impulsivo que, após ser traído por seu grande amor, Beto, decide romper definitivamente com o passado. A trama aborda temas sensíveis e atuais como a violência doméstica, relações LGBTQIAPN+ e o enfrentamento das emoções humanas. Além da narrativa envolvente, o filme valoriza cenários e contextos diversos da cidade de Três Lagoas.

Acesso e bastidores

Embora as sessões sejam gratuitas, a entrada será limitada por capacidade do espaço. Para garantir o nome na lista, é necessário entrar em contato com o diretor pelo WhatsApp: (67) 98444-6669. Os bastidores da produção e mais informações estão disponíveis no Instagram oficial do curta: @pontofinal.curta.

Com um orçamento de pouco mais de R$ 20 mil, o projeto envolveu cerca de 50 pessoas entre equipe técnica, elenco e figurantes — com prioridade para profissionais locais e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+. A produção foi realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), que destina R$ 3,8 bilhões para ações culturais em todo o Brasil, com foco na recuperação do setor após os impactos da pandemia.

Contrapartida e acessibilidade

A exibição marcada para o dia 18 não representa a entrega final do projeto. Como parte da contrapartida social, a equipe ainda oferecerá dois cursos gratuitos voltados ao audiovisual — um de atuação e outro de criação de roteiros. O curta também passará por adaptações para garantir acessibilidade, incluindo recursos como audiodescrição, legendas e tradução em Libras. Uma nova exibição será realizada após essas adequações.

FICHA TÉCNICA
Direção e Roteiro: Cadu Xavier
Produção Executiva: Lucas Spirandeli
Direção de Fotografia: Gustavo Suckel Camargo
Direção de Arte: Pâmela Karine
Assistência de Produção: Bia Segantini
Figurino e Maquiagem: Wagner Pincela
Técnica de Som: Gabi Teodoro
Assistente de Som: Caleb Luís
Contrarregra: Márcio Winter
Still e Making Of: Gabi Alves
Assessoria Jurídica: Millena Peruchi
Assistente de Fotografia: Juliene Torrano

Com informações Prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motorista bêbado provoca acidente fatal em Três Lagoas

Elizabeth da Silva Costa, de 54 anos, lutou por quase 30 dias no hospital, mas não resistiu aos ferimentos após ser atropelada por um...

Casa do Trabalhador de TL está com 233 vagas de emprego disponíveis nesta quinta-feira (18)

Você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Então fique ligado nas vagas disponíveis na Casa do Trabalhador de Três...

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Anúncio foi feito depois de dois dias de reunião O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa básica de juros da economia (Selic) em...