25.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de fevereiro, 2026

Inscrições para preceptores do Programa Mais Saúde com Agente vão até 16 de junho

Estão abertas, até o dia 16 de junho, as inscrições para a seleção de preceptores que atuarão no ‘Programa Mais Saúde com Agente, no Mato Grosso do Sul. A oportunidade é voltada a profissionais interessados em contribuir com a formação técnica de ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e ACE (Agentes de Combate às Endemias).

A seleção ocorre conforme o Edital 07/2025, no âmbito do Convênio nº 15/2021 (UFRGS/FAURGS). Ainda há vagas em municípios do estado, e os selecionados atuarão diretamente no acompanhamento e orientação dos agentes durante o curso, promovendo a chamada pedagogia do território – uma abordagem que parte da realidade local dos estudantes e valoriza os saberes comunitários.

“Estamos trabalhando com foco em uma formação que respeita os saberes locais e prepara os agentes para atuar com qualidade e sensibilidade nos territórios onde vivem e trabalham”, destaca supervisora de tutoria e responsável técnica pelos ACS na SES (Secretaria de Estado de Saúde), Elisangela Hermes.

A capacitação visa desenvolver competências que permitam aos agentes compreender os impactos de suas ações na saúde coletiva e atuar de forma integrada, considerando os determinantes sociais de saúde. Segundo Elisangela, os ACS e ACE são peças-chave no enfrentamento de desafios como as arboviroses, contribuindo diretamente para a melhoria da saúde pública.

O ‘Programa Mais Saúde com Agente foi instituído pela Portaria GM/MS nº 2.304, de 12 de dezembro de 2023, e tem como objetivo qualificar os ACS e ACE em todo o país no período de 2024 a 2026. O programa é executado em parceria tripartite entre União, estados e municípios.

Entre as metas do programa estão:

  • Qualificar os agentes conforme as necessidades do SUS (Sistema Único de Saúde);
  • Fortalecer a Atenção Primária à Saúde;
  • Melhorar as ações de vigilância em saúde e o combate às endemias;
  • Contribuir para a promoção da saúde nas comunidades.

O curso técnico, com carga horária presencial e a distância, é voltado a agentes em pleno exercício profissional, vinculados ao SCNES (Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) e com ensino médio completo ou em andamento.

Na primeira edição, cerca de 180 mil agentes concluíram a formação. Em 2025, outros 140 mil estão em formação. A expectativa é formar mais de 300 mil profissionais até o fim do triênio.

O monitoramento do programa é realizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e o Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde).

Para mais informações e acesso ao edital completo, acesse:
https://maissaudecomagente.ufrgs.br/saude/equipe-interna/edital-07-2025-projeto-mais-saude-com-agente-processo-seletivo-simplificado/

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PMA apreende cigarros contrabandeados durante operação em Três Lagoas

Carga ilícita foi encontrada escondida em caminhão durante patrulhamento na BR 158

SMS esclarece falta de Paracetamol + Codeína e explica ausência de matéria-prima para a produção

Segundo a Secretaria, a indústria farmacêutica responsável já atua para regularizar o fornecimento, entretanto, a normalização do abastecimento pode levar um tempo.

Veja o que abre e o que fecha na Prefeitura de Três Lagoas durante o ponto facultativo de Carnaval 2026

Desta forma, a Prefeitura de Três Lagoas informa quais são os setores que estarão fechados e quais funcionarão neste período carnavalesco.