31.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de agosto, 2025

Inscrições para preceptores do Programa Mais Saúde com Agente vão até 16 de junho

Estão abertas, até o dia 16 de junho, as inscrições para a seleção de preceptores que atuarão no ‘Programa Mais Saúde com Agente, no Mato Grosso do Sul. A oportunidade é voltada a profissionais interessados em contribuir com a formação técnica de ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e ACE (Agentes de Combate às Endemias).

A seleção ocorre conforme o Edital 07/2025, no âmbito do Convênio nº 15/2021 (UFRGS/FAURGS). Ainda há vagas em municípios do estado, e os selecionados atuarão diretamente no acompanhamento e orientação dos agentes durante o curso, promovendo a chamada pedagogia do território – uma abordagem que parte da realidade local dos estudantes e valoriza os saberes comunitários.

“Estamos trabalhando com foco em uma formação que respeita os saberes locais e prepara os agentes para atuar com qualidade e sensibilidade nos territórios onde vivem e trabalham”, destaca supervisora de tutoria e responsável técnica pelos ACS na SES (Secretaria de Estado de Saúde), Elisangela Hermes.

A capacitação visa desenvolver competências que permitam aos agentes compreender os impactos de suas ações na saúde coletiva e atuar de forma integrada, considerando os determinantes sociais de saúde. Segundo Elisangela, os ACS e ACE são peças-chave no enfrentamento de desafios como as arboviroses, contribuindo diretamente para a melhoria da saúde pública.

O ‘Programa Mais Saúde com Agente foi instituído pela Portaria GM/MS nº 2.304, de 12 de dezembro de 2023, e tem como objetivo qualificar os ACS e ACE em todo o país no período de 2024 a 2026. O programa é executado em parceria tripartite entre União, estados e municípios.

Entre as metas do programa estão:

  • Qualificar os agentes conforme as necessidades do SUS (Sistema Único de Saúde);
  • Fortalecer a Atenção Primária à Saúde;
  • Melhorar as ações de vigilância em saúde e o combate às endemias;
  • Contribuir para a promoção da saúde nas comunidades.

O curso técnico, com carga horária presencial e a distância, é voltado a agentes em pleno exercício profissional, vinculados ao SCNES (Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) e com ensino médio completo ou em andamento.

Na primeira edição, cerca de 180 mil agentes concluíram a formação. Em 2025, outros 140 mil estão em formação. A expectativa é formar mais de 300 mil profissionais até o fim do triênio.

O monitoramento do programa é realizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e o Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde).

Para mais informações e acesso ao edital completo, acesse:
https://maissaudecomagente.ufrgs.br/saude/equipe-interna/edital-07-2025-projeto-mais-saude-com-agente-processo-seletivo-simplificado/

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista quase sofre acidente com linha de pipa cortante em Três Lagoas e faz apelo à população

Rafael Basilio relatou em rede social o risco que enfrentou ao ser surpreendido por linha com cerol ou chilena no centro da cidade e cobrou mais responsabilidade de pais e fiscalização das autoridades

Baratta conquista 4º lugar nos Jogos Mundiais ABADÁ-Capoeira 2025

José Augusto Dias Baratta representa o Brasil no Rio de Janeiro e entra para o ranking dos melhores do mundo na categoria “Viola”

UFMS lança projeto PET Saúde Digital e inaugura Clínica Escola em Três Lagoas

Projeto inovador, coordenado pelo professor Alisson Oliveira busca integrar tecnologia e saúde no SUS, enquanto a nova Clínica Escola da universidade inicia atendimentos à população com foco em formação acadêmica e cuidado especializado