20.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de setembro, 2025

Participantes do Enem têm até sexta para pedir uso do nome social

Pessoas interessadas em utilizar o nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 devem marcar a opção no momento da inscrição, disponível até as 23h59 de sexta-feira (6), horário de Brasília.

O uso do nome social é garantido pelo Decreto nº 8.727/2016 e assegura o tratamento conforme a identidade de gênero do participante. O nome social será usado em todos os documentos oficiais do Enem, como o cartão de confirmação e as provas.

A solicitação deve ser feita na Página do Participante, utilizando CPF e senha do portal Gov.br. Para que a inscrição seja válida, o nome social precisa estar atualizado na base da Receita Federal. O Inep, responsável pelo exame, alerta que não será possível alterar o nome social após a inscrição e que atualizações feitas posteriormente não serão refletidas nos materiais do Enem.

Solicitações fora do sistema ou após o prazo não serão aceitas. O Inep também poderá solicitar documentos que comprovem a condição de uso do nome social.

A taxa de inscrição do Enem 2025 é de R$ 85 e deve ser paga até 11 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país.

Dúvidas podem ser esclarecidas no site oficial do Inep, que reúne perguntas frequentes e orientações para os participantes.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Bolsonaro deixa hospital e retorna à prisão domiciliar em Brasília

Ex-presidente passou por retirada de lesões na pele e foi diagnosticado com princípio de anemia, segundo médico

DNIT inicia fiscalização de áreas da antiga Rede Ferroviária em Mato Grosso do Sul

Terrenos sem uso poderão ser destinados para moradia popular, urbanização e regularização fundiária em cidades como Três Lagoas, que possui áreas da União.

Mato Grosso do Sul pode ganhar seis novas varas federais

Medida aprovada pelo Conselho da Justiça Federal visa ampliar o acesso à Justiça no interior do Estado