20.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de setembro, 2025

Participantes do Enem 2025 devem solicitar atendimento especializado no momento da inscrição

Estudantes que desejam prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 e necessitam de atendimento especializado têm até o dia 6 de junho para fazer a solicitação. O pedido deve ser feito durante a inscrição, disponível na Página do Participante, desde o dia 26 de maio.

De acordo com o edital, têm direito ao atendimento os candidatos com condições como deficiência física, auditiva, visual, intelectual, transtornos de aprendizagem (como dislexia e discalculia), transtornos do espectro autista, diabetes, gestantes, lactantes, idosos ou aqueles em classe hospitalar.

Para solicitar o recurso, é necessário anexar um documento comprobatório legível, em português, contendo:

  • Nome completo do participante;
  • Diagnóstico da condição ou código CID-10;
  • Assinatura e registro do profissional responsável no CRM, RMS ou órgão competente.

O Inep, responsável pelo exame, esclarece que quem teve o pedido aprovado entre 2021 e 2024 poderá reutilizar a documentação, desde que a condição informada seja a mesma. As exceções são para lactantes e internações hospitalares, que exigem novos comprovantes atualizados.

Entre os recursos de acessibilidade disponíveis estão: provas em braile, provas ampliadas ou superampliadas, sala individual, tempo adicional, guia-intérprete, leitor de tela, além da possibilidade de utilizar materiais próprios, como bomba de insulina ou óculos especiais, desde que autorizados e vistoriados no local de prova.

No caso de lactantes, será permitido o acompanhamento de um adulto, que ficará em sala separada com a criança. O contato entre mãe e bebê, durante o exame, deverá ser supervisionado por um fiscal.

As provas do Enem 2025 estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro. O exame é utilizado como principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio de programas como o Sisu e o Prouni.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

DNIT inicia fiscalização de áreas da antiga Rede Ferroviária em Mato Grosso do Sul

Terrenos sem uso poderão ser destinados para moradia popular, urbanização e regularização fundiária em cidades como Três Lagoas, que possui áreas da União.

Mato Grosso do Sul pode ganhar seis novas varas federais

Medida aprovada pelo Conselho da Justiça Federal visa ampliar o acesso à Justiça no interior do Estado

Semana pode começar com tempo instável em Três Lagoas

Temperaturas podem chegar a 39°C na região do Bolsão, onde ventos fortes e tempestades isoladas não estão descartados, segundo o Cemtec-MS.