24.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 2 de fevereiro, 2026

Ministério da Saúde lança campanha contra cigarros eletrônicos e aditivos saborizantes

Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançaram nesta quarta-feira (28) uma campanha nacional com foco nos riscos dos cigarros eletrônicos e dos aditivos de sabor e aroma. A iniciativa busca alertar sobre o papel desses produtos na iniciação ao tabagismo e na manutenção da dependência da nicotina, especialmente entre crianças e adolescentes.

Durante o lançamento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou a gravidade da situação: “Não é um dia de comemoração, mas de mobilização. A luta contra o tabaco continua sendo essencial para salvar vidas e reduzir o impacto nos sistemas de saúde”. Padilha também destacou que, em países que regulamentaram o uso de cigarros eletrônicos, o consumo é até seis vezes maior do que no Brasil.

A campanha esclarece os danos causados pelos dispositivos eletrônicos à saúde, afetando pulmões, coração e outros órgãos. O uso de aditivos aromatizantes, segundo o Inca, aumenta a atratividade sensorial dos produtos, mascarando seus efeitos nocivos e dificultando a cessação do vício.

“O tabagismo, em todas as suas formas, é prejudicial. Os aditivos e os dispositivos eletrônicos representam uma nova ameaça, principalmente para os jovens”, afirmou o Inca, em nota oficial. A entidade também reforça que abandonar o cigarro traz benefícios imediatos e significativos, independentemente do tempo de vício ou da presença de doenças associadas ao tabaco.

Confira os benefícios de parar de fumar:

  • 20 minutos: pressão arterial e pulsação normalizam;
  • 2 horas: nicotina deixa de circular no sangue;
  • 8 horas: níveis de oxigênio se estabilizam;
  • 12 a 24 horas: pulmões funcionam melhor;
  • 2 dias: sentidos do olfato e paladar se aprimoram;
  • 3 semanas: melhora na respiração e na circulação;
  • 1 ano: risco de infarto cai pela metade;
  • 10 anos: risco de infarto se iguala ao de não fumantes.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar. Interessados devem procurar a coordenação de controle do tabagismo em suas secretarias de saúde municipais ou estaduais.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

CCZ orienta sobre animais sinantrópicos e reforça cuidados para prevenção de riscos à saúde

Ratos, mosquitos, escorpiões e pombos estão entre os animais que podem transmitir doenças quando encontram condições favoráveis em áreas urbanas O Centro de Controle de...

Prefeitura de Três Lagoas realiza cerimônia de posse de novos servidores municipais

Evento acontece nesta terça-feira , às 18h, no Campus II da UFMS, no Distrito Industrial A Prefeitura de Três Lagoas realiza nesta terça-feira, 3 de...

Brilha Três Lagoas ultrapassa 14 mil pontos de iluminação modernizados em toda a cidade

Programa avança com tecnologia LED, amplia segurança e prevê cobertura total do município até o fim do primeiro semestre