22.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 5 de agosto, 2025

Prefeitura e Câmara aprovam reivindicação histórica em cargos de servidores

Buscando cada vez mais a isonomia entre os servidores públicos, a Prefeitura de Três Lagoas, por decisão do prefeito Dr. Cassiano Maia, enviou à Câmara de Vereadores que, por sua vez, aprovou a transposição dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) do regime de emprego celetista para o regime estatutário no âmbito da Administração Pública Municipal de Três Lagoas.

No mesmo foco de valorização e equidade, o prefeito também submeteu à Casa de Leis a alteração de nível de referência salarial do cargo de auxiliar de enfermagem, no Plano de Cargos, Carreiras e Salários, aprovada também pelos vereadores.

Em reunião com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – SSPM, o Presidente da Câmara de Vereadores, Tonhão Empke Junior, o Secretário de Administração, Jardel Matos e servidores representantes das categorias, o prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, explicou que a gestão tem “o propósito de trazer satisfação a todos, por isso, o olhar sempre será amplo para poder dialogar com todas as categorias, desde às menores, até as maiores”, uma vez que há aproximadamente 60 profissionais entre ACS e ACE que ingressaram na Administração Municipal em 1997, por meio de processo seletivo; e 08 auxiliares de enfermagem.

“Essas decisões tornam-se estímulo para que todos trabalhem pelo verdadeiro propósito de servir. A nossa população precisa dessa atenção”, disse Cassiano. De forma propositiva e participativa, os servidores agradeceram pela oportunidade de serem ouvidos e atendidos. “Era uma causa que a gente já considerava impossível”, emocionou-se Jeferson da Costa, servidor auxiliar de enfermagem desde 1998.

ACS e ACE

A transposição dos ACS e ACE do regime celetista para o regime jurídico estatutário garante a esses profissionais os mesmos direitos, deveres e vantagens previstos para os servidores efetivos regidos pelo Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Três Lagoas e pelo Plano de Cargos, Carreiras e Salários.
Além da isonomia, as alterações também fortalecem a segurança jurídica e valoriza as carreiras essenciais ao Sistema Único de Saúde (SUS), em consonância com a legislação federal e municipal. Além disso, não implicarão aumento de despesas para o Município, já que os servidores continuarão a exercer as mesmas funções e a perceber remunerações compatíveis com os cargos efetivos previstos no Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

A alteração foi aprovada em negociação sindical entre os 08 (oito) auxiliares de enfermagem e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM), aos quais visam valorizar essa classe que, por inciativa própria buscaram aprimoramento profissional e obtiveram formação técnica necessária para o desempenho de atividades mais complexas na área de enfermagem.
A medida proposta não altera a estrutura dos cargos já existentes, mas promove um ajuste na classificação dos servidores dentro do Plano de Cargos, Cargos, e Salários – PCCS, reconhecendo o esforço de qualificação profissional e garantindo maior equidade na remuneração dentro da categoria.
As leis entram em vigor na data de suas publicações e, no caso necessário, terá efeito financeiro a contar o dia 1º. de maio de 2025.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PL de Coronel David proíbe cobrança de taxas de consignados de servidores públicos em MS

Fica vedada a cobrança de taxa, bem como de quaisquer outras tarifas ou encargos O Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Coronel David...

Cachorro é flagrado em situação de abandono na Esplanada da NOB em Três Lagoas

Ouvinte da Caçula denunciou situação de cão debilitado em travessa próxima ao local da Festa do Folclore, onde Secretaria de Meio Ambiente confirmou que já está apurando o caso

“Você não está sozinha”: CRAM reforça acolhimento e apoio às mulheres durante o Agosto Lilás

Com aumento preocupante nos atendimentos, equipe reforça importância do acolhimento, informação e denúncia