22.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

Ministério da Saúde inclui três novos remédios para dermatite atópica no SUS

Três portarias publicadas nesta terça-feira (27) no Diário Oficial da União ampliam as opções de tratamento para dermatite atópica no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de agora, a rede pública de saúde passará a oferecer dois novos medicamentos tópicos – tacrolimo e furoato de mometasona – além do metotrexato em comprimidos, voltado para casos mais graves da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, os medicamentos tópicos serão indicados especialmente para pacientes que não respondem bem aos corticoides ou não podem utilizá-los. Já o metotrexato será uma alternativa para quadros graves da doença, principalmente entre aqueles que não podem usar a ciclosporina, medicamento já disponível no SUS.

“A ampliação de acesso ao tacrolimo tópico para os pacientes do SUS é um benefício relevante já que, por ser um medicamento de alto custo, seu acesso era mais restrito”, destacou a pasta em nota oficial.

Entenda a doença

A dermatite atópica é uma condição genética e crônica que provoca ressecamento e coceira intensa na pele, afetando comumente áreas como dobras dos cotovelos, atrás dos joelhos, pescoço e, em crianças pequenas, também o rosto.

Segundo o ministério, trata-se de uma das formas mais comuns de eczema, com maior prevalência na infância, mas que pode se manifestar também na adolescência ou na fase adulta. A intensidade e a resposta ao tratamento variam de paciente para paciente. A doença não é contagiosa.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Capítulo Roberto Ribeiro de Souza nº 460 – 25 Anos de História, Amizade e Fraternidade

No último sábado, dia 1º, no Templo  da Loja Maçônica Regente Feijó IV n. 4, foi realizada a celebração dos 25 anos de Instalação...

Briga dentro de shopping em Três Lagoas viraliza nas redes sociais

Vídeo que circulou nesta terça-feira mostra dois homens trocando socos e ameaças próximo à porta de entrada do estabelecimento.

Em uma noite, duas mulheres são vítimas de feminicídio em MS

Crimes em Jardim e Aparecida do Taboado elevam número de feminicídios no estado em 2025