29.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 28 de janeiro, 2026

Política Nacional de Juventude Rural busca geração de renda e sucessão no campo

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 9263/2017, que cria a Política Nacional de Juventude e Sucessão Rural, voltada a manter jovens no meio rural por meio da articulação de políticas públicas, programas e ações relacionadas à sucessão familiar na agricultura e à garantia de seus direitos. O projeto segue agora para o Senado.

De autoria do deputado Patrus Ananias (PT-MG) e outros parlamentares do partido, o projeto aponta o êxodo rural juvenil como uma ameaça à continuidade da agricultura familiar e à segurança alimentar e energética do país. A proposta define juventude rural como jovens de 15 a 29 anos ligados à agricultura familiar e trata sucessão rural como a continuidade geracional nas propriedades.

A identificação dos beneficiários será feita por meio do CadÚnico e do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar. As diretrizes da política incluem acesso à terra, crédito rural, renda, educação contextualizada no campo, e apoio a cooperativas e associações de jovens agricultores. Também prevê a inclusão dos jovens como público prioritário na venda de alimentos para programas como o Pnae e o PAA, com preferência para mulheres e jovens rurais da agricultura familiar.

O projeto inclui ainda o incentivo a atividades econômicas ligadas à cultura e ao turismo, bem como a capacitação de jovens agentes culturais rurais, com inserção desses pontos no Estatuto da Juventude.

A execução do plano será feita por um Comitê Gestor, com participação voluntária e articulação entre União, estados, municípios e sociedade civil. O financiamento virá do orçamento federal, além de linhas de crédito específicas via Pronaf, Crédito Fundiário e fundos constitucionais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Além disso, os deputados aprovaram a autorização para que o Banco do Nordeste (BNB) crie subsidiárias integrais ou controladas, ampliando sua capacidade de competir com outros bancos e gerar mais resultados para o Tesouro Nacional. Essa proposta, de autoria do governo federal, também segue para o Senado.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hospital Regional da Costa Leste conquista selo Green Kitchen Nível III

Certificação concedida pela USP reconhece boas práticas em alimentação hospitalar, segurança alimentar e compromisso ambiental da unidade em Três Lagoas.

Com terços nas mãos e fé no coração, comunidade se une para pedir a volta do Mestre Armando

Comunidade reagIU com fé e mobilização, após transferência inesperada de figura histórica do Centro Juvenil da Vila Piloto

Morre a professora Marta Meza, referência em educação e fé em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

Educadora faleceu nesta quarta-feira (28); Caçula lamenta a perda e presta solidariedade aos familiares e à comunidade escolar Faleceu nesta quarta-feira, 28 de janeiro, a...