40 C
Três Lagoas
domingo, 30 de agosto, 2026

Mapa descarta caso suspeito de gripe aviária em Angélica, MS; investigação segue em Jardim

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) descartou o caso suspeito de gripe aviária em uma criação doméstica de subsistência na cidade de Angélica, Mato Grosso do Sul. No entanto, o estado ainda investiga uma ave com síndrome respiratória em Jardim, a 235 km da capital Campo Grande. Amostras foram enviadas ao laboratório de referência do Mapa em Campinas (SP), e a atualização dos resultados está prevista para o dia 26.

No Brasil, existem atualmente 20 investigações em andamento sobre síndromes respiratórias em aves, sem resultados laboratoriais conclusivos.

Casos em criações domésticas são menos preocupantes para as autoridades, pois são mais comuns. O foco maior está em granjas comerciais, como o registrado em 17 de maio, em Montenegro (RS), onde foi confirmado o primeiro caso de gripe aviária (H5N1) em granja comercial desde 2006. O Rio Grande do Sul também detectou casos em aves silvestres, como cisnes e patos.

Em Mato Grosso do Sul, a Iagro mantém protocolos rigorosos de biossegurança para monitorar, controlar e orientar sobre síndromes respiratórias em aves, especialmente em áreas de risco com grande presença de aves migratórias ou produção avícola, garantindo vigilância contínua e preventiva.

Com informações Jornal Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Apreensões de canetas emagrecedoras disparam e chegam a R$ 5,9 milhões

Valor apreendido pela Receita Federal em pouco mais de seis meses já é quatro vezes maior que o registrado durante todo o ano de 2025

Bolsão de MS chega a 336 mil habitantes e lidera crescimento populacional no Estado

Região ganhou mais de 55 mil moradores em dez anos e apresentou expansão de 19,79%, acima do dobro da média estadual

Procon encontra variação de até 13,55% nos preços dos combustíveis

Pesquisa realizada em 35 postos mostra diferenças nos valores e aponta queda em alguns combustíveis entre julho e agosto
error: Conteúdo Protegido