A segunda parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS começa a ser paga nesta segunda-feira (26). Ao todo, cerca de 34,2 milhões de segurados vão receber os valores até o dia 6 de junho, de forma escalonada conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) e a faixa de renda.
A antecipação, oficializada por decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em abril, deve injetar R$ 73,3 bilhões na economia. Esta é a sexta vez consecutiva que o 13º do INSS é pago antes das datas tradicionais de agosto e dezembro.
A primeira parcela foi paga entre 24 de abril e 8 de maio. Já a segunda será depositada agora, priorizando quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.518). Beneficiários que passaram a receber após janeiro terão o valor calculado proporcionalmente. Aqueles com benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também recebem o valor proporcional à duração do benefício. Beneficiários assistenciais, como os do BPC, não têm direito ao 13º.
As datas de pagamento para quem ganha acima do salário mínimo são as seguintes:
Final do NIS | Segunda parcela |
---|---|
1 e 6 | 2 de junho |
2 e 7 | 3 de junho |
3 e 8 | 4 de junho |
4 e 9 | 5 de junho |
5 e 0 | 6 de junho |
A consulta ao pagamento pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, no site gov.br/meuinss, ou pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Devolução de descontos indevidos
Também nesta segunda-feira (26), o INSS começa a devolver R$ 292 milhões a segurados que sofreram descontos indevidos de entidades associativas em abril. A devolução seguirá o mesmo calendário de pagamento do 13º.
A restituição refere-se apenas a descontos realizados no mês passado, já que a folha de abril foi processada antes do cancelamento. Descontos anteriores ainda estão sob análise.
Desde 13 de maio, aposentados e pensionistas vêm sendo notificados para informar se autorizaram ou não os débitos feitos por entidades entre 2019 e 2025. O pedido de devolução pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
A partir de 30 de maio, vítimas de fraudes também poderão buscar atendimento presencial em agências dos Correios, o que deve facilitar o acesso ao serviço para quem enfrenta dificuldades com tecnologia ou telefonia.
Com informações Agência Brasil