23.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 2 de fevereiro, 2026

Dia Nacional do Café celebra tradição, sabor e impacto socioeconômico do grão mais querido do Brasil

O Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio, marca o início oficial da colheita nas principais regiões produtoras do país e celebra a bebida mais popular entre os brasileiros. O café está presente no dia a dia de milhões de pessoas, seja no café da manhã, nas pausas do trabalho ou em encontros com amigos.

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, com milhões de sacas colhidas todos os anos. A produção movimenta a economia, gera empregos e é essencial para milhares de famílias, principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste.

Nos últimos anos, o consumo de café tem se diversificado. Além do tradicional café coado, novas formas de preparo, como o espresso, o café gelado e os cafés especiais, vêm ganhando espaço e conquistando consumidores em todo o país.

Além do sabor e da tradição, o café também representa desenvolvimento sustentável. Muitas regiões investem em práticas agrícolas que respeitam o meio ambiente e valorizam os pequenos produtores.

Para celebrar a data, diversas cidades promovem eventos como degustações, feiras e visitas a fazendas produtoras. O Dia Nacional do Café é uma oportunidade para lembrar o valor dessa bebida que une cultura, economia e afeto na rotina dos brasileiros.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Som alto na madrugada termina em apreensão e suspeito preso no Vila Nova

Equipe da Força Tática flagrou veículo com volume excessivo após denúncia de moradores

Contrato da Rota da Celulose é assinado e prevê R$ 10,1 bilhões em investimentos em rodovias de MS

Concessão de 30 anos vai modernizar 870 quilômetros, ampliar a segurança viária e melhorar o escoamento da produção no Estado

“Se Bolsonaro me imputar essa missão, não tem como dizer não”, afirma Pollon sobre vaga ao Senado

Pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, o deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) afirmou, em entrevista, que pode reavaliar sua pré-candidatura ao Senado...