23.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 2 de fevereiro, 2026

Governo alerta: cafés com impurezas e micotoxinas devem ser retirados do consumo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desclassificou três marcas de café torrado para consumo humano após análises laboratoriais detectarem impurezas, micotoxinas e matérias estranhas acima dos limites permitidos por lei. As marcas reprovadas são Melissa (lote 0125A), Pingo Preto (lote 12025) e Oficial (lote 263).

De acordo com o Mapa, os produtos não atendem aos requisitos de identidade e qualidade exigidos para o café torrado. Foram encontradas substâncias como sementes de outras espécies vegetais, areia, pedras, cascas e paus, o que compromete a segurança do consumo.

As empresas responsáveis foram notificadas e obrigadas a recolher os lotes contaminados. O Ministério orienta que os consumidores que adquiriram os produtos deixem de consumi-los imediatamente e solicitem a substituição.

Caso os cafés ainda estejam sendo comercializados, o Mapa pede que a população denuncie o local por meio do canal oficial Fala.BR, informando o nome e endereço do estabelecimento.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Som alto na madrugada termina em apreensão e suspeito preso no Vila Nova

Equipe da Força Tática flagrou veículo com volume excessivo após denúncia de moradores

Contrato da Rota da Celulose é assinado e prevê R$ 10,1 bilhões em investimentos em rodovias de MS

Concessão de 30 anos vai modernizar 870 quilômetros, ampliar a segurança viária e melhorar o escoamento da produção no Estado

“Se Bolsonaro me imputar essa missão, não tem como dizer não”, afirma Pollon sobre vaga ao Senado

Pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, o deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) afirmou, em entrevista, que pode reavaliar sua pré-candidatura ao Senado...