21.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 29 de outubro, 2025

Enem voltará a emitir certificado de conclusão do ensino médio a partir de 2025

A partir da edição de 2025, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltará a ser utilizado como instrumento para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio e da declaração parcial de proficiência. A medida, que estava suspensa desde 2017, foi oficializada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (23), com a publicação da Portaria nº 382/2025.

A nova norma altera a Portaria MEC nº 458/2020, reforçando o papel do Enem como ferramenta de avaliação da educação básica e ampliando sua utilidade para diferentes perfis de participantes.

Para solicitar a certificação, o candidato deverá declarar essa intenção no momento da inscrição, ter no mínimo 18 anos completos na data da primeira prova e alcançar, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento, além de 500 pontos na redação. A emissão do certificado será feita por institutos federais ou instituições estaduais que tiverem firmado parceria com o Inep.

Com a mudança, os participantes agora contam com duas alternativas para concluir o ensino médio: o Enem e o Encceja, que até então era a única opção.

As inscrições para o Enem 2025 estarão abertas entre os dias 26 de maio e 6 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

32º feminicídio em MS: mulher é morta a facadas e autor confessa crime

Vítima tentou fugir e pediu socorro antes de morrer; assassino já tinha matado ex-companheira

Câmara entrega diploma de excelência no serviço público e prefeito anuncia jornada reduzida de 6h para servidores municipais

Sessão solene em homenagem ao Dia do Servidor reconheceu 15 profissionais e marcou anúncio histórico do novo decreto que entrará em vigor em 2026,...

Caixa paga bolsa família a beneficiários com nis final 8 nesta quarta-feira

Com adicionais, valor médio do benefício chega a R$ 683,42 e programa alcança 18,9 milhões de pessoas em outubro A Caixa Econômica Federal realiza nesta...