35.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 4 de março, 2026

Produtores rurais têm até 2 de junho para declarar rebanho em MS

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) reforça o alerta especial aos produtores rurais de Mato Grosso do Sul: termina no dia 2 de junho o prazo para que seja entregue a Declaração de Rebanho e Atualização Cadastral de 2025. Realizar o procedimento é obrigatório e não haverá prorrogação de prazo de entrega.

Até agora, pouco mais de 50% dos produtores cumpriram a exigência. Quem não realizar o procedimento de declaração dentro do prazo ficará sujeito a multas, bloqueio na emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e outras restrições sanitárias, o que pode impactar diretamente a comercialização e o transporte de animais.

Independentemente do tamanho do rebanho, a obrigatoriedade vale para todos os criadores e abrange as espécies: bovinos e bubalinos; aves de subsistência (galinhas, patos, perus, codornas, aves ornamentais, entre outras); suínos de subsistência; caprinos e ovinos; equídeos (cavalos, asininos e muares); abelhas, bicho-da-seda e animais aquáticos.

Como fazer a declaração?

O processo pode ser feito de duas formas:

  • Online, pelo sistema e-Saniagro, disponível no site www.iagro.ms.gov.br
  • Presencial, nas unidades locais da Iagro; os endereços estão disponíveis no site

Além de evitar sanções, o controle atualizado do rebanho é fundamental para garantir a vigilância sanitária no Estado, prevenir a disseminação de doenças e fortalecer o mercado agropecuário sul-mato-grossense, mantendo o Estado como referência em sanidade animal.

Com alto volume de acessos próximo ao fim do prazo, existe a possibilidade do sistema onde é feita a declaração apresentar lentidão. Sendo assim, a Iagro orienta que os produtores não deixem para fazer o procedimento na última hora.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

‘Cheiroso’ vai retornar à família após internação e tratamento

Adriano Dias dos Santos ficou internado por quase 90 dias após ser resgatado em intervenção autorizada pela família e acompanhada pelo Ministério Público

Câmara aprova reajuste de 4,44% para servidores da Educação em Três Lagoas

Projeto do Executivo beneficia profissionais do magistério e servidores administrativos da rede municipal

Festival da Juventude 2026 abre inscrições e promete reunir 5 mil pessoas em MS

Andréa Freire, coordenadora do evento destacou sobre os concursos literários, batalhas de rimas e cinema de um minuto como pilares do evento