31.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 21 de maio, 2025

Mais de 5 milhões de títulos de eleitor são cancelados; ainda é possível regularizar

Mais de 5 milhões de brasileiros tiveram seus títulos de eleitor cancelados por não comparecerem às três últimas eleições obrigatórias sem justificar a ausência ou pagar a multa, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na segunda-feira (19).

Quem teve o documento cancelado ainda pode solicitar a regularização, evitando impedimentos como votar, ser votado, tomar posse em concurso público, renovar matrícula em instituição pública ou emitir passaporte.

Para regularizar, o cidadão deve consultar a situação do título — presencialmente ou pela internet — e, se necessário, protocolar um requerimento específico, justificando as ausências ou quitando as multas. O processo pode ser feito no cartório eleitoral ou via autoatendimento online.

O cancelamento de títulos ocorre em anos sem eleição para manter o cadastro de eleitores atualizado, conforme a legislação eleitoral.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 37 Kg de cocaína escondidos em painel de carro na BR 262 em Água Clara

Condutora de 51 anos foi presa após demonstrar nervosismo durante abordagem nesta quarta-feira, 21.

Três Lagoas poderá receber novas moradias do Minha Casa, Minha Vida em MS após portaria do Governo

Município poderá apresentar propostas para construção de unidades habitacionais com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

Renda dos sul-mato-grossenses bate recorde histórico em 2024, aponta IBGE

O rendimento mensal médio por pessoa nos lares brasileiros atingiu, em 2024, o maior valor já registrado desde o início da série histórica, em...