24.4 C
Três Lagoas
domingo, 11 de janeiro, 2026

Prefeitura realiza 1ª reunião para discutir implantação de jornada de 6 horas

O encontro, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), é o primeiro da Comissão de Estudo para Implantação da Jornada de 6 Horas, para servidores públicos municipais.

O secretário da SEMAD, Jardel Mattos, juntamente com o diretor de Diretor de Gestão de Pessoas, Pedro Otávio Hirotuca, e a diretora de Relações Institucionais e vice-presidente da Comissão, Silvania Bersani, apresentaram as metas e propostas relacionadas à adoção do novo modelo de jornada.

A jornada de 6 horas é um pedido antigo do servidor público e oferece 12 horas ininterruptas de atendimento à população, com o atendimento dividido em turnos, preenchidos com escalas entre os servidores.

Entre as diretrizes da Administração Municipal estão: manter o horário de atendimento das 6h às 18h, em sistema de revezamento; reduzir afastamentos por motivos de saúde, otimizando a gestão de pessoal e garantir equilíbrio financeiro, sem aumento de despesas ou necessidade de novas contratações.

Entre benefícios, estão:

•             Aumento da produtividade, com servidores mais descansados e focados;

•             Redução de custos operacionais, como energia e transporte;

•             Melhora na saúde e bem-estar dos servidores, com menor índice de afastamentos;

•             Posicionamento da gestão como referência em inovação administrativa.

A comissão definiu os próximos passos do trabalho, incluindo o mapeamento de setores com potencial para adoção do novo modelo, a identificação de eventuais barreiras legais e operacionais, a definição de indicadores de produtividade e a elaboração de um relatório técnico detalhado, além da minuta normativa que poderá embasar a regulamentação da nova jornada.

O modelo da jornada de 6 horas já é adotado por administrações como as das Prefeituras de Goiânia e Patos de Minas, e também pela Universidade de Brasília, servindo como referência para o estudo local.

A SEMAD também irá conduzir um processo de escuta individualizada com cada secretaria. A primeira a participar será a própria SEMEC, em reuniões com suas diretoras e diretores. Além disso, será enviada uma consulta a todos os servidores municipais para recolher opiniões e sugestões sobre a possível mudança.

De acordo com o diretor de Recursos Humanos da Prefeitura de Três Lagoas, Pedro Otávio Hirotuca, “com as reuniões dessa Comissão, nós, como técnicos e junto aos demais servidores de cada secretaria, vamos mapear todas as informações, levantar as dificuldades e utilizar os dados estatísticos para elaborar um relatório. Esse relatório provavelmente servirá como base para a elaboração do decreto que regulamentará a jornada reduzida”.

Imprimir

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro

Candidatos poderão ser consultadas na Página do Participante Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 16 de janeiro, conforme anunciou...

Confira calendário de pagamentos do INSS para 2026

Datas levam em conta número final do cartão de benefício Os cerca de 35 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem conferir...

Saiba mais sobre a CNH renovada de forma automática, sem filas e sem custo

Medida beneficia bons motoristas, será gratuita para a versão digital do documento e começa a valer para condutores sem infrações recentes O Ministério dos Transportes...