29.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 21 de agosto, 2025

Trânsito de Três Lagoas passará por mudanças; semáforos da Clodoaldo Garcia serão redistribuídos para reduzir acidentes

A cidade de Três Lagoas se prepara para mudanças significativas no trânsito. A Diretoria Municipal de Trânsito anunciou que parte dos semáforos instalados na Avenida Clodoaldo Garcia será remanejada com o objetivo de melhorar a segurança viária e evitar acidentes. Atualmente, seis semáforos estão posicionados em sequência na via, o que, segundo autoridades, tem gerado mais problemas do que soluções.

De acordo com o diretor de Trânsito, José Aparecido de Moraes, entre dois e três desses equipamentos serão retirados e realocados em cruzamentos considerados críticos, como os das ruas Urias Ribeiro e Egídio Thomé.

“A configuração atual acaba incentivando motoristas a acelerar para aproveitar o sinal verde contínuo, especialmente nos horários de pico, o que eleva o risco de colisões”, explicou Moraes.

Outras intervenções também estão previstas. Um trecho de menos de 100 metros da rua Maria Guilhermina Esteves será transformado em mão única, permitindo a remoção de mais um semáforo. O fluxo de veículos será desviado para a rua Custódio Andries, reorganizando a mobilidade no entorno.

Além disso, as ruas José João Marchesi e Manoel Ferreira, nas proximidades da Lagoa Maior, também passarão a ter sentido único. A medida busca melhorar a fluidez do trânsito e diminuir conflitos nos cruzamentos.

As alterações fazem parte de um conjunto de ações voltadas à redução do alto número de acidentes na cidade. Três Lagoas tem registrado, em média, quase cinco ocorrências por dia. Somente no último mês, foram contabilizados 25 acidentes e uma morte.

“O número de mortes no trânsito cresceu 34% de 2023 para 2024. A maioria dos casos envolve falhas humanas, como avanço de sinal vermelho e uso de celular ao dirigir”, destacou Moraes.

Outro desafio é o crescimento no uso de bicicletas elétricas, ainda sem regulamentação específica no município, o que representa mais um ponto de atenção para o setor.

As mudanças integram a programação da 19ª Semana Municipal de Trânsito e servem como preparação para o movimento Maio Amarelo, voltado à conscientização sobre segurança no trânsito. Estão previstas palestras em escolas e empresas, além de ações educativas em diversos pontos da cidade.

“Nosso objetivo é tornar o trânsito mais seguro e humano. Para isso, é fundamental que todos — motoristas, ciclistas e pedestres — colaborem”, finalizou o diretor.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Secretária de Meio Ambiente destaca importância de evento florestal em Três Lagoas

Mariana Amaral reforçou o impacto do evento para a economia local, e defende que o município pode se tornar referência em carbono neutro até 2030

Três Lagoas realiza 1º Passeio Ciclístico ‘Giro Tur’ no Dia do Ciclista

Evento será solidário e percorrerá pontos turísticos da cidade; inscrições já estão abertas No próximo dia 31 de agosto, em comemoração ao Dia do Ciclista,...

Diretor da Arauco fala do avanço de obras em Inocência e projeta operação da nova planta para 2027

Durante o Congresso Florestal em Três Lagoas, Teófilo Militão destacou o impacto social e econômico do empreendimento, que já reúne cerca de 6 mil trabalhadores no canteiro de obras