15.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 2 de julho, 2025

Fiocruz acende alerta para avanço de síndromes respiratórias graves no país

Treze estados e o Distrito Federal estão em alerta para o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo o mais recente Boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz na última sexta-feira (26). A análise, que compreende o período de 13 a 19 de abril, mostra tendência de crescimento dos casos nas últimas seis semanas.

Os estados com maiores incidências são: Acre, Bahia, DF, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

O aumento de hospitalizações se deve, principalmente, ao avanço do vírus sincicial respiratório (VSR) entre crianças pequenas, seguido por rinovírus e influenza A. Mato Grosso do Sul apresenta o cenário mais crítico, com alta taxa de internações.

Nas últimas quatro semanas, os vírus mais detectados em casos de SRAG foram: VSR (56,9%), rinovírus (25,5%), influenza A (15,7%), covid-19 (3,9%) e influenza B (1%). Já entre os óbitos, covid-19 lidera com 35,7%, seguida de influenza A (30,4%).

A pesquisadora Tatiana Portella, da Fiocruz, alerta para a necessidade de reforçar a vacinação contra a gripe e recomenda o uso de máscaras em locais fechados e postos de saúde, além da adoção de medidas de higiene e etiqueta respiratória, como uso de lenços e lavagem frequente das mãos.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Futebol de MS busca reabilitação com técnico que criticou Neymar

René Simões vai ministrar curso de 20 horas em Campo Grande Citando Mato Grosso do Sul como “um estado que respira futebol”, mesmo tendo 2º...

Força Tática prende dois foragidos em Três Lagoas em menos de 24 horas

Ações distintas nos bairros Jardim Alvorada e Vila Haro reforçam atuação incisiva contra criminosos procurados.

Jovem morre após moto colidir violentamente com ônibus na BR 262

Acidente fatal aconteceu perto de fábrica de celulose, onde vítima ia para o trabalho e morreu na hora nesta terça-feira, 1º.