22.3 C
Três Lagoas
sábado, 13 de dezembro, 2025

Petrobras fecha acordo para reativar fábricas de fertilizantes e gerar 2,4 mil empregos

A Petrobras confirmou que fará um acordo para reassumir a posse e a produção das fábricas de fertilizantes de Camaçari (BA) e Laranjeiras (SE), paralisadas desde 2023. As unidades estavam arrendadas à empresa Proquigel, subsidiária da Unigel, desde 2020.

O acordo visa encerrar disputas contratuais e arbitragens com a Proquigel e ainda depende da aprovação da empresa. Após a formalização, a Petrobras realizará uma licitação para operar e manter as fábricas, seguindo seu plano estratégico de fortalecer a produção nacional de fertilizantes.

As duas unidades têm capacidade de produção de ureia, amônia e outros derivados do gás natural, insumo essencial para a agricultura. A reativação das plantas pode gerar até 2,4 mil empregos diretos e indiretos, segundo estimativa da Federação Única dos Petroleiros (FUP), que celebrou a decisão.

A retomada é estratégica, já que o Brasil importa cerca de 80% dos fertilizantes que consome. A alta dependência externa — especialmente de países como a Rússia — impacta os custos da produção agrícola e, consequentemente, o preço dos alimentos.

A Petrobras já havia dado sinais de retorno ao setor com a reabertura da fábrica de fertilizantes no Paraná, em 2023. Agora, com a reativação das unidades no Nordeste, a estatal reforça sua intenção de reduzir a dependência externa e fortalecer a segurança alimentar do país.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil elucida rapidamente morte de ‘Tchula’ e prende suspeito em flagrante

Investigações coordenadas pelo delegado Ricardo Cavagna, da SIG resultaram na apreensão das armas do crime e na identificação de outros envolvidos no crime.

Riedel e Cassiano Maia realizam vistoria em obra do novo Shopping Popular de Três Lagoas

Compromisso foi o último da agenda do governador de MS no município, na manhã desta sexta-feira, 12.

Capivara gigante é retirada da Lagoa Maior após reprovação técnica da Prefeitura

Objeto virou alvo de críticas e questionamentos da população, onde município alegou que capivara cenográfica não atende padrão técnico e não será paga.