15.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 2 de julho, 2025

Com previsão de chuva até domingo (20), Defesa Civil emite alerta amarelo e orienta sobre riscos e atendimentos

O sábado (19) começou com chuva e a sexta-feira (18) foi marcada por grande volume de água em Três Lagoas, com intensidade que pegou muitos moradores de surpresa e causou transtornos em todas as áreas mais vulneráveis da cidade, onde não há asfalto, nem rede pluvial.

O sol apareceu na tarde deste sábado (19), em toda a região Leste, ainda assim, a Defesa Civil de Três Lagoas alerta: o risco de mais chuva ocasional e tempestades ainda permanece elevado nas próximas horas, para a região e grande parte do Estado.

De acordo com Celso José, representante da Defesa Civil, “a previsão indica que as instabilidades podem voltar a partir à noite, com temperaturas variando entre 22°C (mínima) e 28°C (máxima)”.

O céu segue nublado até domingo, com chances de chuva de até 50mm de água pra Três Lagoas
(Foto: arquivo Caçula)

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta amarelo de chuvas intensas, válido até às 9h de domingo (20). Entre os principais riscos estão:

  • Volumes de água considerados altos para os meteorologistas, que devem atingir entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
  • Ventos que podem atingir de 40 a 60 km/h.
  • Pode haver cortes de energia, mesmo com baixo risco.
  • Possibilidades de queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O coordenador da Defesa Civil ainda destaca que “há dificuldades de acesso nas estradas da região do Maresias e nos distritos de Garcia e Arapuá, onde a chuva afetou a mobilidade dos moradores. Todos esses casos foram encaminhados à administração municipal, e o prefeito Cassiano Maia e secretários de pastas que atuam nestas situações, já iniciaram ações para melhorar o acesso e reforçar a infraestrutura nos pontos mais críticos”.

As recomendações seguem as mesmas e podem valer vidas, como não procurar abrigo sob árvores durante ventos fortes ou tempestades; Evitar estacionar próximo a torres de transmissão ou placas de propaganda; Desligar aparelhos eletrônicos da tomada durante tempestades.

Toda a comunidade pode entrar em contato com o atendimento de emergência 24h. Para falar com a Defesa Civil, o contato por ligação ou mensagens é (67) 98139-2876. O corpo de Bombeiros também atende problemas que moradores possam ter com a chuva, o número é o 193.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Futebol de MS busca reabilitação com técnico que criticou Neymar

René Simões vai ministrar curso de 20 horas em Campo Grande Citando Mato Grosso do Sul como “um estado que respira futebol”, mesmo tendo 2º...

Força Tática prende dois foragidos em Três Lagoas em menos de 24 horas

Ações distintas nos bairros Jardim Alvorada e Vila Haro reforçam atuação incisiva contra criminosos procurados.

Jovem morre após moto colidir violentamente com ônibus na BR 262

Acidente fatal aconteceu perto de fábrica de celulose, onde vítima ia para o trabalho e morreu na hora nesta terça-feira, 1º.