Juliana Salim, ex-coordenadora da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e do CEM de Três Lagoas assume o cargo já nesta quarta-feira, 16.
Atual secretária de Saúde da gestão Cassiano Maia em Três Lagoas, a enfermeira Elaine Ferrari anunciou na última terça-feira, 15, que deixará o cargo após cinco anos à frente da pasta. A decisão foi anunciada pela própria à sua equipe, comunicando a transição de gestão.
Na mensagem, Ferrari agradece o tempo de trabalho que possui com a equipe e anunciou a nomeação da também enfermeira Juliana Salim, como a nova responsável pela saúde do município. Segundo a agora ex-secretária, a decisão foi tomada pelo convite recebido para fazer parte da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS). ‘No momento, escolho um novo desafio, me abrindo para uma experiência junto à Secretaria de Estado’.
Elaine iniciou no setor público em 2005, como enfermeira do SUS em Três Lagoas, atuando na atenção primária e em média e alta complexidade, onde atuou na USF da Vila Haro, no antigo PAB e na Clínica da Mulher. Já no fim de 2020, durante a pandemia de Covid-19, foi convidada pelo então prefeito Ângelo Guerreiro para assumir a Secretaria de Saúde, no lugar de Angelina Zuque.
Durante a sua gestão, foram inauguradas a USF do bairro Chácara Eldorado, o NEPS (Núcleo de Educação Permanente), além dos serviços do Consultório na Rua, para atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, além da instalação dos leitos de UTI Neonatal e pediátrico. Na pandemia, Ferrari também enfrentou os altos números de casos, além da ampliação do atendimento na região para atender às vítimas, principalmente a ampliação de leitos na UPA do município.
Já a nova secretária, Juliana Salim é enfermeira obstetra, e foi coordenadora do CEM (Centro de Especialidades Médicas e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), além do NEPS (Núcleo de Educação Permanente), onde foi responsável pela integração dos servidores da saúde no município, sendo um dos nomes mais indicados para a sucessão da SMS nos últimos anos.