23.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 27 de outubro, 2025

Mostra reúne trabalhos de atendidos no programa da Proteção Social Básica, em Três Lagoas

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) promoveu, no dia 11 de abril, a “1ª Mostra da Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosos”. A ação visou promover o conhecimento sobre o serviço e proporcionar maior entendimento aos servidores da pasta, trazendo mais autonomia para a aplicação do trabalho.

O serviço tem como objetivo a prevenção de situações que possam comprometer os vínculos familiares e sociais dos usuários, visando garantir direitos, promover a inclusão social, a equiparação de oportunidades e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e dos idosos, com base em suas necessidades e potencialidades individuais e sociais. Dessa forma, busca-se prevenir riscos, exclusão e isolamento.

O acesso das pessoas com deficiência e dos idosos a programas de convivência e fortalecimento de vínculos, à rede socioassistencial e aos serviços de outras políticas públicas, como educação, trabalho, saúde, transporte especial, programas de acessibilidade, serviços setoriais, defesa de direitos e programas especializados de habilitação e reabilitação, é fundamental.

Além disso, o serviço desenvolve ações de apoio, informação, orientação e encaminhamento aos familiares, com foco na qualidade de vida, no exercício da cidadania e na inclusão social, sempre ressaltando a natureza preventiva da ação.

HISTÓRICO DO SERVIÇO

O serviço foi implantado em 2021, inicialmente com a psicóloga Karine, vinculada ao Departamento de Proteção Social Básica, com abrangência municipal.

Em 2022, houve a ampliação da equipe e a descentralização para as unidades do CRAS, com Paula e Mariza, assistentes sociais, assumindo a cobertura territorial. Naquele momento, como o número de usuários ainda era pequeno, cada técnica ficou responsável por três territórios. Mariza atendeu os CRAS: Interlagos, Amélia Jorge e Vila Piloto, enquanto a paula ficou responsável pelos CRAS: Ruth M. Filgueiras, Ana Maria e Elza de Angeli (antigo São João).

Em 2023, o CRAS Elza passou a contar com o apoio de uma nova técnica, Franciely, que auxiliou Paula nos atendimentos da região, contribuindo para o crescimento e a visibilidade do serviço, com a inserção de mais usuários.

Em 2024, com a implementação do Processo Seletivo Unificado, cada CRAS passou a contar com um técnico de nível superior de referência. Além disso, as unidades tiveram seu quadro de educadores sociais ampliado, reforçando o desenvolvimento do serviço.

Atualmente, 77 usuários recebem atendimento das equipes do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosos em Três Lagoas.

WhatsApp Image 2025-04-14 at 15.03.21 (2)
WhatsApp Image 2025-04-14 at 15.03.21 (3)
WhatsApp Image 2025-04-14 at 15.03.21
WhatsApp Image 2025-04-14 at 15.03.20

Imprimir

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motorista bêbado provoca acidente grave com van de trabalhadores na BR 158

Colisão entre três veículos deixou mais de dez feridos, onde veículo tombou às margens da rodovia após tentativa de desvio

Espetáculo “Navegantes” encanta público em Três Lagoas com palhaçadas, malabares e magia

Apresentação gratuita do programa Diversão em Cena, da Fundação ArcelorMittal, reuniu famílias na Praça Ramez Tebet no último sábado (25)

Traficante é preso depois de ameaçar e de quebrar celular em abordagem da Força Tática no São João

Homem de 30 anos foi flagrado vendendo crack a um casal e tentou intimidar a guarnição dizendo que eles não sabiam o que ele podia fazer com os militares