24.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 22 de julho, 2025

Sob protestos, UFMS amplia fornecimento de vale alimentação e abre salas para alunos fazerem refeições

Às vésperas de um novo protesto por parte dos alunos, a direção do câmpus da UFMS Três Lagoas, juntamente com a diretoria de Assistência Estudantil, se reuniu com os estudantes para discutir os problemas denunciados. Entre as reclamações, está o fechamento do Restaurante Universitário que gerou falta de estrutura para os alunos fazerem as refeições, e a falta de professores em alguns cursos

Na reunião, realizada nessa quarta-feira (9), a Universidade informou que aprovou mais 194 auxílios alimentação e que salas seriam disponibilizadas, com mesas e cadeiras, para acolher os alunos na hora das refeições.

A iniciativa da universidade veio depois de um grupo de alunos se reunir em uma assembleia, no dia 4 de abril, e expor o que estava acontecendo desde o início das aulas do primeiro semestre, em 10 de março. Durante a mobilização, os estudantes decidiram pela realização de um protesto para esta quinta-feira (10) e mesmo diante das medidas anunciadas pela instituição, os estudantes afirmam que a manifestação está mantida e convocam todos os universitários para se reunirem em frente ao RU, a partir das 20h30.

Com o restaurante interditado desde o dia 24 de fevereiro, a pedido da Procuradoria de Justiça da UFMS, a Universidade havia disponibilizado, até o momento, apenas 160 auxílios alimentação, quando mais de 500 estudantes se inscreveram para receber o benefício. Sob investigação de fraudes e superfaturamento, a empresa que detinha a concessão do RU foi afastada e ainda não há previsão de quando a UFMS poderá fazer novo processo de licitação para uma nova empresa assumir o atendimento.

Dois dias depois da interdição do RU, a Universidade abriu edital com apenas 160 vagas para auxílio emergencial de refeição, no valor de R$300, até a reabertura do restaurante. Mas segundo os alunos, o número estava bem abaixo da necessidade real, porque no câmpus Três Lagoas são cerca de 3 mil alunos matriculados e ao menos 500 precisam do benefício. Um novo edital foi divulgado nessa quinta-feira (10) com previsão de aumento de 194 bolsas.

Entre os grupos de estudantes, circula o seguinte apelo:

“Estamos enfrentando uma série de problemas que afetam diretamente nossa permanência e a qualidade da nossa formação. Por isso, vamos fazer barulho com as seguintes pautas: reabertura do espaço (RU); ampliação das vagas para auxílio alimentação; contratação urgente de professores; e alternativas mais eficazes para lidar com a falta do RU que afeta alunos, professores e técnicos. Nosso futuro não pode esperar!”

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mais de 200 vagas de emprego estão disponíveis nesta terça em Três Lagoas

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio. Interessados devem comparecer na Casa do Trabalhador para cadastro com RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Com caso envolvendo Três Lagoas, Havan é proibida de exibir vídeos de “Amostradinhos” nas redes sociais

Autoridade Nacional de Proteção de Dados apontou uma violação à Lei Geral de Proteção de Dados por exposição de suspeitos sem consentimento, onde varejista de Luciano Hang tenta reverter decisão.

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 3 recebem parcela de julho nesta terça-feira

Em julho, o programa social Bolsa Família contemplará 190,6 mil famílias em Mato Grosso do Sul, com um investimento total de R$ 129,6 milhões