26.4 C
Três Lagoas
domingo, 23 de agosto, 2026

Justiça determina construção imediata de Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos em Paranaíba

A decisão da Justiça atende ao pedido do Ministério Público de Paranaíba, e determina que o Município comece a construir imediatamente uma Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTR), o conhecido aterro sanitário.

A decisão judicial ainda proíbe a gestão municipal de realizar eventos festivos, patrocínios ou gastos com publicidade até que a sentença seja cumprida.

Em audiência realizada em 2023, foi firmado um acordo entre o MPMS e a Prefeitura de Paranaíba, no qual a administração municipal se comprometeu a construir a UTR no local onde está localizado o Aterro Sanitário Municipal, conforme cronograma apresentado pela Prefeitura de Paranaíba. Na ocasião, ficou decidido que o descumprimento dos prazos acarretaria o bloqueio das verbas publicitárias e para a realização de eventos.

O município de Paranaíba informou, em agosto de 2024, que havia dado início às obras da UTR. Em seguida, o MPMS manifestou que a administração municipal não apresentou o Projeto Básico, contendo o planejamento arquitetônico estrutural, elétrico e hidrossanitário da obra, bem como os boletins de medição e cronograma físico-financeiro atualizado do vencedor da licitação. A 1ª Promotoria de Justiça de Paranaíba, sob a titularidade da Promotora de Justiça Juliana Nonato, solicitou a intimação da Prefeitura para a apresentação dos documentos.

Em contrapartida, a Prefeitura solicitou o prazo de 60 dias para a apresentação dos documentos. O MPMS requereu, por fim, o bloqueio das verbas publicitárias e da vedação de gastos com eventos festivos até que a Prefeitura de Paranaíba cumpra o acordo e efetive a construção da UTR. A 2ª Vara Cível acolheu o pedido da 1ª Promotoria de Justiça de Paranaíba.

Nossa reportagem entrou em contato com o Município e aguarda o posicionamento da Prefeitura de Paranaíba.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de MS institui protocolo para atendimento de grupos étnico-raciais vulnerabilizados

Medida padroniza procedimentos e estabelece diretrizes para atendimento humanizado e investigação de crimes com possível motivação discriminatória

Prefeito de Itarumã visita Três Lagoas para conhecer projetos de assistência social

Comitiva de Goiás conheceu unidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e participou de troca de experiências com equipes do município

Mato Grosso do Sul prepara rede de saúde para cenários de El Niño

Capacitações nas nove regiões de saúde, simulados e integração das áreas de vigilância estão entre as ações previstas para antecipar respostas a eventos climáticos extremos
error: Conteúdo Protegido