Geral – 29/01/2012 – 17:01
Rita dá entrevista ao depor na delegacia em Aracaju
O show de despedida dos palcos de Rita Lee terminou na delegacia na madrugada deste domingo. A cantora de 67 anos foi detida por policiais militares em Aracajú (SE) depois de se apresentar no Festival de Verão Sergipe 2012 e liberada após prestar depoimento. O bafafá começou quando Rita reclamou no meio do show ter visto membros de seu fã clube sendo agredidos por policiais e disse que não queria os PMs em seu show afirmando: “Vocês são legais, vão lá fumar um baseadinho”.
Os policiais formaram uma parede humana de frente do palco e a roqueira se alterou. Disse que viveu o período da ditadura que não tinha medo deles. Depois chamou os PMs de “cavalo”, “cachorro”e “filho da puta”. “A sensatez falou mais alto no momento, por isso a polícia não parou o show”, disse o tenente-coronel Adolfo Menezes, responsável pelo policiamento do festival.
A ex-senadora e hoje vereadora de Maceió Heloisa Helena (PSOL), que assistiu ao show, já estava na delegacia antes de Rita chegar, foi solidária à cantora e assinou o B.O. como testemunha a seu favor. No boletim, Rita declarou que “todo o ocorrido se deu como uma reação emocional, provocada pela ação truculenta desnecessária”.
O governador Marcelo Déda (PT), que também assistiu o show, disse ter testemunhado “um espetáculo deprimente” por parte de Rita. “A polícia não tinha feito nenhum tipo de ação que justificasse [a atitude da cantora]”, afirmou, frisando que Rita tentou colocar o público de 20 mil pessoas contra os policiais, o que poderia levar a uma “confusão generalizada”. O boletim de ocorrência foi tipificado como “desacato e apologia ao crime ou ao criminoso (art. 287 do Código Penal)”.
Fonte: