13.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de julho, 2025

Relator da ONU afirma que Lei da Anistia deveria ser revista

O relator da ONU para Promoção da Verdade, Justiça, Reparação e Garantias de Não Repetição, Bernard Duhaime, concluiu nesta segunda-feira (7) uma visita de uma semana ao Brasil. Ele preparará um relatório sobre como o Brasil tem lidado com os crimes cometidos durante a ditadura militar (1964-1985), que será apresentado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em setembro.

Em entrevista no Rio de Janeiro, Duhaime expressou preocupação com a Lei da Anistia (Lei 6.638/79), especialmente após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2010, que considerou que os crimes cometidos por agentes do Estado durante a ditadura estavam cobertos pela anistia, o que resultou em impunidade. Ele sugeriu que a lei seja revisitada em 2025 para garantir que esteja alinhada com as normas internacionais de direitos humanos.

Duhaime também alertou para a continuidade de violações de direitos humanos no Brasil, como abusos policiais, execuções extrajudiciais e tortura, especialmente contra indígenas, camponeses e pessoas negras. Ele criticou a falta de responsabilização por esses crimes, o que perpetua a violência estatal. Além disso, enfatizou a importância de reformar as instituições envolvidas em violações de direitos humanos durante a ditadura, algo que, segundo ele, não foi suficientemente abordado no Brasil.

O relator também manifestou preocupação com a falta de iniciativas para preservar locais relacionados a violações de direitos humanos da ditadura, como os prédios do DOI-Codi, do DOPS e da Casa da Morte, pedindo que sejam transformados em locais de memória sob a jurisdição civil. Ele condenou ainda o negacionismo e a glorificação da ditadura em certos setores da sociedade.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas garante verba do Mercosul; US$ 16 milhões será dividido com outro município

Município será beneficiado com financiamento não reembolsável do Focem, assinado em cerimônia com presença de Lula na Argentina Três Lagoas foi incluída entre os municípios...

Três Lagoas desperta interesse internacional com modelo de desenvolvimento industrial

Comitiva liderada por representante da ONU, visita o município para conhecer estratégias de expansão econômica e implantação do polo de celulose Na manhã desta quarta-feira...

Motociclista sofre fraturas após sair repentinamente de residência e ser atingido por carro

Acidente mobiliza Corpo de Bombeiros e interdita via movimentada de Três Lagoas no início da noite desta quarta-feira.