22 C
Três Lagoas
sábado, 3 de maio, 2025

Brasil ocupa o 5º lugar em denúncias de abuso sexual infantil na internet, aponta relatório internacional

Em 2024, o Brasil ocupou o quinto lugar no ranking de países com mais denúncias de páginas que distribuíam conteúdos de abuso sexual infantil, segundo o relatório da rede internacional InHope. Em comparação a 2022, o país subiu da 27ª para a quinta posição. As primeiras posições são dominadas pela Bulgária, Reino Unido, Holanda e Alemanha.

A InHope analisa os dados coletados por 55 canais de denúncia de crimes na internet, conhecidos como hotlines, presentes em 51 países. No Brasil, a SaferNet recebe e contabiliza essas denúncias desde 2006, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF).

Em 2024, o Brasil denunciou mais de 50 mil páginas, das quais 10.823 foram repassadas a hotlines e autoridades de outros países por envolverem vítimas de outras nacionalidades. Além disso, 38.051 páginas com indícios de abuso sexual infantil foram encaminhadas com o uso de ferramentas automatizadas, totalizando 48.874 páginas compartilhadas globalmente.

No ano anterior, 1.155 páginas foram detectadas e hospedadas no Brasil, representando 0,05% do total global. Essas páginas foram analisadas pelo Núcleo Técnico de Combate aos Crimes Cibernéticos do MPF para investigação.

A SaferNet mantém a Central Nacional de Denúncias e o Canal de Ajuda (Helpline) para vítimas de violência online.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

iPhones com iOS antigo perderão acesso ao WhatsApp na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira (5), o WhatsApp deixará de funcionar em iPhones com iOS inferior à versão 15.1. O aplicativo também não é...

Ataque com canivete deixa jovem em estado grave durante evento em Três Lagoas

Três pessoas foram esfaqueadas no Balneário Municipal durante torneio de pesca na noite desta sexta-feira, 02, onde agressor segue foragido e Polícia Civil investiga o caso.

Carro desgovernado derruba semáforo em avenida próximo à Rodoviária em Três Lagoas

Motorista com sinais de embriaguez colidiu violentamente em cruzamento movimentado e precisou ser algemado após comportamento agressivo.