23.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de dezembro, 2025

STF proíbe revista íntima vexatória em presídios e estabelece novos procedimentos de inspeção

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que a revista íntima vexatória em presídios é ilegal. A prática, usada para evitar a entrada de drogas, armas e celulares, inclui a inspeção de cavidades corporais e o desnudamento de visitantes sem justificativa. A Corte determinou que objetos ilegais encontrados em revistas vexatórias não podem ser usados como provas contra os visitantes.

Apesar da proibição, o STF autorizou a administração dos presídios a negar a entrada de visitantes que se recusem a ser revistados, desde que a inspeção seja justificada por suspeitas ou informações de inteligência.

Além disso, o Supremo estabeleceu que, dentro de 24 meses, presídios devem adquirir scanners corporais, esteiras de raio-x e portais de metais, com recursos do Fundo Penitenciário Nacional e do Fundo Nacional de Segurança Pública.

A decisão foi tomada em um caso de 2016, no qual uma mulher foi flagrada tentando entrar em um presídio de Porto Alegre com maconha escondida em um preservativo. Ela foi absolvida em segunda instância, que considerou ilegal o procedimento de revista.

A Agência Penitenciária de Mato Grosso do Sul (AGEPEN) informou que já adota o uso de scanners corporais e raio-x de bagagens em presídios do estado, incluindo nas unidades de Três Lagoas.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Morre o advogado três-lagoense Luiz Carlos de Castro Pinto

Filho do ex-prefeito Júlio Mário Abott de Castro Pinto e Nelly Castro Pinto, faleceu na manhã desta terça-feira, 23.

Músico transforma dor em música e escolhe Três Lagoas para recomeçar

Marcelo Serralva contou como uma agenda de trabalho se transformou em um capítulo definitivo de sua vida após a esposa sofrer um AVC Marcelo Serralva...

Três Lagoas confirma caso de Gripe K; MS já soma 12 registros

Maioria dos pacientes é criança menor de 10 anos; Secretaria de Saúde reforça alerta e medidas de prevenção Mato Grosso do Sul confirmou, nesta segunda-feira...