23.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 20 de fevereiro, 2026

Vereadores definem reajuste de 31% no salário do prefeito

Política – 20/12/2012 – 17:12

O reajuste salarial que o prefeito eleito Alcides Bernal (PP) passará a receber em janeiro de 2013 será definido amanhã (20) na sessão extraordinária da Câmara Municipal de Vereadores. Os parlamentares decidiram, em consenso, o índice de 31% para o aumento que será votado em discussão única.

Os vereadores determinaram o valor depois de interromperem a sessão de hoje por 10 minutos para debater o assunto, já que o projeto não estava na pauta.

O salário do novo prefeito será instituído por meio de decreto legislativo, já que não chegou à Casa de Leis como mensagem do prefeito Nelson Trad Filho (PMDB).

O vereador Airton Saraiva (DEM) afirmou que o valor de 31% não causará grande impacto na folha de pagamento do município.

Por várias vezes Bernal negou o aumento salarial o que gerou discussões, inclusive, depois que os vereadores aprovaram o aumento do salário do legislativo.

Prejudicados com a decisão do prefeito eleito, servidores protestaram na manhã de hoje, na Câmara, pedindo que o legislativo aprovasse o reajuste. São 26 categorias que estão atreladas ao teto salarial do prefeito. Os servidores pediam que o aumento fosse de 72%.

Saraiva afirmou que, neste caso, o impacto seria muito maior. “Caso aprovado o reajuste de 72% o impacto seria de R$1,8 milhão na folha do município”.

De acordo com o presidente da Câmara, Paulo Siufi (PMDB), as categorias ficariam prejudicadas se não houvesse o aumento. “Os salários desses servidores estão atrelados ao teto do prefeito. São funcionários de carreira”, afirmou.

Siufi alegou que a aprovação do salário é uma prerrogativa do legislativo e os parlamentares devem chegar a um acordo sobre o índice.

O vereador Lídio Lopes (expulso do PP) afirmou que Bernal não pode prejudicar os servidores e deixou uma sugestão. “Se ele não quiser, que ele doe para uma instituição”.

Uma questão de mérito, o vereador Mário Cesar (PMDB) alega que o salário não deve ser demagogia. “É uma questão de merecimento”. Segundo ele o salário do prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) não sofre reajuste desde 2006. “Se fosse para repor as perdas desde a época, o reajuste seria de 75%.

Em Belo Horizonte, Mario Cesar lembra que o prefeito manteve o salário congelado e os servidores entraram na justiça contra Câmara.

Fonte: Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suzano quebra novo recorde histórico com mais de 5,8 milhões de toneladas de celulose embarcadas no Porto de Santos

Volume movimentado nos terminais da empresa corresponde a 58,8% de toda a celulose exportada via Porto de Santos. Somente em dezembro de 2025, companhia embarcou 481 mil toneladas de celulose, maior volume registrado em um mês em seus terminais portuários

Praça Ramez Tebet recebe blitz educativa sobre prevenção a escorpiões em Três Lagoas

Ação da Saúde orienta população sobre medidas de controle e combate ao escorpionismo A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...

Assistência Social abre pré-cadastro online para serviços de convivência em Três Lagoas

Inscrições seguem até formação do banco de dados para 2026, com prioridade para públicos em situação de vulnerabilidade A Prefeitura de Três Lagoas, por meio...