23 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

Guerra contra as mulheres: ministra Cármen Lúcia critica violência e desigualdade de gênero no Brasil

A ministra Cármen Lúcia, do STF, descreveu a violência contra as mulheres no Brasil como uma “guerra” durante discurso em São Paulo, nesta sexta-feira (28). Ela destacou que, em 2024, o país registrou 20 milhões de notificações de violência contra mulheres, incluindo ameaças de feminicídio, o que representa cerca de 10% da população brasileira. A ministra lamentou que, apesar da grande divulgação desses números, não houve medidas eficazes para mudar essa realidade.

Cármen Lúcia também criticou a falta de comprometimento com a igualdade de gênero, mencionando que, embora a maioria da população brasileira seja composta por mulheres, elas ainda são sub-representadas na política e em cargos de liderança. Ela destacou que, embora as mulheres dominem as faculdades de Direito e os concursos iniciais na magistratura e no Ministério Público, ainda são minoria nos tribunais e nas esferas de poder.

O seminário, promovido pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, teve como objetivo discutir os desafios enfrentados pelo Ministério Público sob a perspectiva feminina e a necessidade de promover políticas públicas para garantir a igualdade de gênero em todas as áreas de poder.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026